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03 de Julho de 2017
Após quatro anos e seis meses, Sávio Barbalho deixa o cargo de presidente da Fundação UnirG. O anúncio foi feito hoje, 03, em uma reunião com servidores e professores no auditório do campus I. Na ocasião estavam presentes o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, o presidente do Conselho Curador, Me. Gomercindo Silveira e outras autoridades.
Em seu discurso, Sávio Barbalho, afirmou que a sua saída foi acertada após uma conversa com o prefeito Laurez Moreira na última semana. Ele agradeceu a oportunidade de estar no alto escalão do Governo Municipal, afirmando que seu trabalho visou contribuir com a Instituição. “Sempre vi meu trabalho aqui como ato de desprendimento, como a cota que eu podia ceder, deixando de lado meus interesses profissionais privados, para dedicar-me a tão relevante atividade pública. Não buscava um emprego ou cargo público. Vejo a minha saída com extrema tranquilidade”.
Ele lembrou que foi a partir da eleição para Presidente da Fundação, na qual recebeu 66% dos votos válidos, que veio a nomeação. “Não fosse a confiança da comunidade acadêmica, esta experiência talvez não teria sido concretizada. O prefeito cumpriu sua promessa de nomear-me, respeitando não apenas a vontade dos senhores, mas também cumprindo uma determinação judicial que deu ganho de causa à minha eleição”.
Ao apresentar dados que mostram o crescimento da receita da UnirG durante sua gestão, explicou que isso foi possível quando “combateu-se o favorecimento particular, antes existente, a troca de favores feita por políticos com o dinheiro público. A Lei foi uma só e se aplicou a todos. Ao ‘jeitinho’ foi dado fim e todos tiveram que cumprir a lei”.
Em janeiro 2013, quando assumiu a Presidência, a Instituição tinha R$ 124.726,00 em caixa. Atualmente, a receita ultrapassa R$17 milhões. Frisou ainda que, além da melhora na situação financeira, houve pagamento de R$6,5 milhões em dívidas junto ao Gurupiprev, quase R$ 2 milhões em dívidas com INSS, e quase R$ 3 milhões com fornecedores.
Durante sua gestão ainda foram garantidos os direitos de servidores, como recomposições salariais, quinquênios, progressões, atualização da tabela salarial servidores e realização de concursos públicos para docentes e administrativos.
“Tudo só foi possível graças a um trabalho com transparência, honestidade, probidade, obediência aos princípios que regem a administração pública, independência, impessoalidade, combate a todo e qualquer ato que atentasse contra a coletividade. Tal fato não chamaria a atenção, se não tivéssemos em tempos próximos, dirigentes que decidiram em favor desta e daquela situação, pois lhe beneficiavam”.
Acompanhamento
O presidente chamou atenção para atos que, segundo ele, devem ser acompanhados com atenção por toda a sociedade.
“Fizemos um trabalho de Tomada de Contas Especial da obra do campus I, com apuração, citação de nomes e do prejuízo de 34 milhões causados à Instituição. Cabe ao TCE emitir sua decisão, o que deve sair em meados de julho, ratificando o trabalho feito por nós”, citou.
Ainda sobre o campus I disse que “o cronograma da reconstrução está lançado e a previsão é de que em 20 de agosto o edital da licitação seja publicado. O cercamento precisa ser acompanhado e deve-se exigir da empresa responsável, a regular aplicação do material licitado. A Instituição está apta a receber financiamentos para ampliação do campus e a Caixa Econômica Federal dará a decisão final em meados de julho”.
Emocionado, agradeceu a colaboração dos servidores com a sua gestão. Finalizou seu discurso ressaltando o legado deixado por sua administração. “O maior deles foi provar que é possível gerir a coisa pública de forma honesta, transparente, aplicando cada centavo em favor da coletividade. À medida que o país atravessa uma grave crise moral, fazendo com que a população perca a crença nos homens e mulheres públicas, esta microexperiência que realizamos, demonstrou o contrário. Por isso, é importante nossa ação vigilante, ativa, fiscalizadora, elegendo cada vez mais pessoas comprometidas com esta prática”.
Para a Reitora Lady Sakay, o trabalho do próximo presidente deve continuar no sentido de fortalecer ainda mais a Instituição, para que ela continue dando frutos para Gurupi e região. “Ainda temos que avançar, temos a necessidade de finalizar o nosso campus, rever a Lei das Titulações, conquistar nossa autonomia para que tenhamos em nossas mãos o destino da nossa Instituição. Temos condições e capacidades de gerir com autonomia”.
Sakay falou sobre o reconhecimento do trabalho de Sávio Barbalho. “Foi um esforço gigantesco, que equilibrou as contas da Instituição, e permitiu que a UnirG recobrasse a sua liquidez e fosse vista novamente como uma Instituição séria, que honra suas dívidas. Respeitamos muito a sua honestidade e transparência na condução da Fundação”.
Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho Curador, Me. Gomercindo Silveira, lamentou a saída de Sávio Barbalho e afirmou que sua gestão resgatou a imagem da UnirG. “Não tenho dúvidas de que esse foi o melhor presidente que a UnirG já teve. Esperamos que seu sucessor siga os seus passos. As associações e movimentos organizados devem atuar visando a autonomia universitária e natureza deliberativa do Conselho Curador”.
O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, parabenizou o trabalho de Sávio Barbalho, mas ressaltou que sempre busca mudanças na sua gestão. “Foi feito um trabalho muito importante, de organização e preparação da Instituição para que ela agora possa crescer ainda mais. Estamos muito satisfeitos com a atuação de Sávio Barbalho na UnirG”.
“Com o novo presidente que deverá assumir, nosso compromisso é o mesmo que assumimos com essa gestão. Não vamos interferir e queremos respeitar os gestores, de forma que não será retirado qualquer centavo para outro fim, que não para a melhoria da UnirG”, frisou.
Na tarde de hoje será indicado o nome do advogado Thiago Benfica para assumir a presidência da Fundação. Ele deverá participar de uma sabatina na Câmara de Vereadores e, caso seja aprovado, será feita a nomeação.