Segunda sessão itinerante da Cenovo é realizada em Gurupi

22 de Junho de 2017

O Centro Universitário UnirG foi palco da segunda reunião itinerante da Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado (Cenovo) da Assembleia Legislativa. As atividades ocorreram na tarde de hoje, 22, no Campus I da Instituição e contaram com a participação de estudantes, professores, servidores e diferentes segmentos da sociedade.

Cenovo1okEstiveram presentes na solenidade de abertura, o presidente da Comissão, o deputado Paulo Mourão, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o diretor do IFTO, Marcelo Terra, o vereador Jose Pereira da Silva, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, os deputados e membros da Cenovo, Alan Barbiero e Ozires Damaso, o deputado Vanderley Barbosa, dentre outras autoridades.

Conforme Paulo Mourão (PT), o objetivo é debater com instituições de ensino, prefeituras, câmaras de vereadores, federações, sindicatos e outros, sobre como enfrentar os problemas do Estado. “Desde a criação do Tocantins alcançamos avanços, mas poderíamos ter progredido cenovo3okmais, com melhores ações. A única saída é fortalecer a cidadania e valorizar a educação”, afirmou o parlamentar.

A estudante do 8º período de Direito, Maria Aparecida, aprovou a iniciativa da Assembleia Legislativa (AL). “Foi notória a participação da Comissão em Gurupi, pela importância de debater como enfrentar as problemáticas gerais do Estado, demonstrando as soluções cabíveis para promover politicas públicas”, disse a acadêmica.

Lady Sakay agradeceu a presença de todos e demonstrou alegria pela realização do evento. “Penso que é importante a participação ativa de todos nós, não apenas neste momento, mas principalmente no desenrolar do desenvolvimento das ações. A participação da comunidade, principalmente da área da Educação, é fundamental nesse processo”, destacou Sakay.

Segundo Sávio Barbalho, a ideia do evento é criar e pensar um novo ordenamento econômico e social para o Tocantins. “É com felicidade que sediamos essa reunião, pois sabemos da cenovo2okgrandeza dela. A comunidade será mais representada à medida que os planejamentos democráticos forem implementados. Por isso, não medimos esforços para a realização da sessão aqui na UnirG”, afirmou Barbalho.

O primeiro encontro foi realizado em Palmas no ultimo dia 12. Já a próxima sessão será amanhã, 23, em Porto Nacional. As primeiras reuniões ocorrem nos polos econômicos do Estado e em seguida se estenderá para as demais cidades.