UMG encerra semestre com festa típica

01 de Junho de 2017

O mês de junho chegou, e junto com ele a Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG) do Centro Universitário UnirG encerrou as atividades do semestre promovendo descontração aos idosos. A comemoração ocorreu no Centro de Vida Saudável da Instituição.

1umgA banda de música Forró da Raimunda animou a festa. Na ocasião, os alunos se divertiram com danças e apreciaram as comidas típicas do mês junino.

Segundo a coordenadora da UMG, Celma Milhomem Jardim, além da aprendizagem, a ideia do projeto é proporcionar aos alunos da terceira idade, momentos de integração. “Trabalhar com esse público é muito gratificante, pois eles nos fazem reavaliar nossa vida, ouvindo as experiências deles. Nada melhor do que trazer momentos felizes nessa fase da vida, pois percebemos o quanto eles se sentem bem em participar das atividades”, disse.

Milhomem disse ainda que a interação entre os alunos da melhor idade e os acadêmicos dos2umg cursos tem sido positiva. “Além disso, a contribuição incansável dos professores que fazem parte do projeto, juntamente com a Reitoria tem sido uma experiência bastante rica e a Instituição tem muito a ganhar”.

A coordenadora explica que os desafios têm sido constantes. “Ainda há falta de estrutura que podemos melhorar. Seria importante que as empresas privadas também tivessem interesse em investir nessa causa, pois há benefícios fiscais em relação a projetos sociais, e com isso, nos ajudaria a manter a UMG. Constantemente os idosos nos pedem para que o projeto tenha continuidade”, desabafou.

Conforme a dona de casa, Cleusa Guimarães, 63 anos, a UMG lhe deu a oportunidade de mostrar para as pessoas, e para si, que não importa a idade para voltar a aprender. Ela relata que antes, momentos solitários, longe dos familiares que moram em Brasília (DF), lhe causaram até depressão. O convívio com os colegas lhe proporcionou uma nova vida.

4umg“O importante mesmo é a capacidade que cada um de nós tem para adquirir conhecimento e qualidade de vida. Tudo aqui me faz feliz e essa transformação mudou minha vida. Hoje sou outra pessoa, as aulas de comunicação serviram para acabar minha timidez, as de empreendedorismo me ensinaram a administrar melhor até a venda do meu artesanato. A UMG se tornou uma nova família e estou muito feliz”, finalizou.

UMG

A Universidade da Maturidade de Gurupi é um projeto de extensão do Centro Universitário UnirG realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, voltado para a atenção ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos. Criado em 2016, pela UnirG, o objetivo principal é promover a integração e a convivência social dos alunos.

Este foi o segundo semestre de atividades do projeto e os módulos ministrados foram: Empreendedorismo na Maturidade, ministrada pela professora Catarina Muniz, Psicologia pela professora Fernanda Bongarin e ainda Hidroginástica pelo professor Jackson Carlos da Silva.

3umg

5umg 6umg