10º Semana de Enfermagem UnirG é aberta oficialmente

17 de Maio de 2017

Na manhã de hoje, 17, no Palaciu's Real, foi realizada a abertura oficial da 10º edição da Semana de Enfermagem UnirG, que aborda om tema “A Enfermagem na linha de frente transformando o cuidado”. Participaram do evento professores, acadêmicos e profissionais da Enfermagem.

Semana Enfermagem Unirg mesaA vice-reitora do Centro Universitário UnirG, Janne Marques Silveira participou da solenidade e reafirmou a importância dos eventos acadêmicos para o Centro Universitário. “Parabenizamos o curso pela qualidade dos seus eventos e desejamos a todos muito aprendizado. O bom profissional é feito de muita dedicação, compromisso e comprometimento para com o seu paciente, e o conhecimento é muito importante nesse processo” disse a vice-reitora.

Semana de Enfermagem Unirg Ronaldo SoaresRepresentando o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o chefe de gabinete, Ronaldo Soares Victor, ressaltou o apoio da Instituição aos eventos. “São ocasiões como essa que contribuem com a formação dos nossos alunos e a presidência apoia essas iniciativas”, disse. Ronaldo também anunciou a realização da III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro, em parceria com o Inova Gurupi, Governo do Estado, IFTO e UFT.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcos Gontijo, frisou a importância do trabalho do enfermeiro. “É a profissão mais linda, pois nos momentos de maior sofrimento, em que o ser humano mais precisa, o enfermeiro está presente. Parabéns pela escolha que todos vocês fizeram e esse é um evento que engrandece a UnirG e a Enfermagem”.

Semana Enfermagem Unirg Denise Alcantara

Para a coordenadora do curso, Denise Soares de Alcântara, o tema do evento remete ao quão importante é o papel da Enfermagem na sociedade. “Nós estamos na linha de frente. Quando cuidamos de nossos pacientes somos capazes de fazer a diferença, com um trabalho científico e humanizado. Por isso temos a honra de receber egressos do nosso curso que são destaques no mercado de trabalho e vieram trazer novos conhecimentos para todos nós”, disse a professora.

Também compuseram a mesa de honra, a vice-coordenadora de estágio do curso, Naiana Mota, a conselheira-tesoureira do Conselho Semana Enfermagem unirg 2017 publicoRegional de Enfermagem, Joicy Princesa de Portugal, a Diretora de Enfermagem do Hospital Regional de Gurupi e professora da UnirG, Nicolle Aguiar, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Manoel Miranda, e a presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Ávila Karlane.

Na ocasião foi inaugurado o Centro Acadêmico 12 de Maio, que é o único CA regularizado na Instituição.

Palestras

Semana de Enfermagem Unirg Rogerio FigueredoA primeira palestra do evento foi ministrada pelo Me. Rogério Figueredo, egresso do curso de Enfermagem da UnirG e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, e Gerente de Ciclos de Vida, na Diretoria de Atenção Primária em Saúde do Estado do Tocantins.

Figueredo falou do cenário de atuação profissional do enfermeiro na Atenção Primária, a chamada porta de entrada para os usuários no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Na atenção primária o enfermeiro é uma peça-chave, abre portas para que o usuário tenha acesso ao SUS e com qualidade. O enfermeiro também exerce um papel de liderança e, por isso, é importante que se identifique com esse trabalho que tem suas particularidades. É importante que ainda na graduação, os estudantes conheçam essa realidade, já que a Atenção Primária é um dos primeiros campos de trabalho do recém-formado”, destacou o palestrante.

Ainda durante a manhã, foram ministradas duas palestras, com dois outros egressos da UnirG: “Marketing profissional e visibilidade social na enfermagem”, com o mestrando em Ciências da Saúde, Fernando Holanda Vasconcelos; e “Práticas avançadas de Enfermagem no contexto da atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI)”, com o Gerente de Serviços da Atenção Primária à Saúde na Clínica da Família nº 4 de Samambaia (DF), Ricardo Saraiva.

As atividades do evento continuam a partir das 13h30. Acesse a programação completa aqui