Dia Nacional da Luta Antimanicomial será comemorado com ação do curso de Psicologia

17 de Maio de 2017

O dia 18 de maio marca a comemoração do movimento da Luta Antimanicomial em todo o Brasil, que busca a reinserção social dos usuários de serviços de saúde mental. Em Gurupi, o curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG irá realizar a ação sobre qualidade de vida e saúde mental, sexta-feira, 19, a partir das 18h, no Parque Mutuca.

Acadêmicos e professores irão oferecer orientação sobre a promoção da saúde mental, com distribuição de material informativo sobre depressão e suicídio. Também será aplicado um questionário sobre nível de estresse, técnicas de relaxamento e ginástica cerebral.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, só é possível ter saúde quando há completo bem-estar nas esferas físico, mental e social. “Muitos fatores, de forma isolada ou conjunta, podem interferir na saúde mental das pessoas, tendo como como consequências os mais variados prejuízos nas diferentes esferas de suas vidas", explica a professora de Psicologia da UnirG, Ellen Fernanda Klinger, membro da equipe organizadora do evento.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído há 30 anos e é um marco no combate ao estigma e a exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave. O objetivo é dedicar um dia para lembrar a luta contra o aprisionamento de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais*

*Com informações do Conselho Federal de Psicologia (http://site.cfp.org.br)

CARD-FACE-Luta-antimanicomial