Começa o II Simpósio de Engenharia Civil

16 de Maio de 2017

Teve início oficialmente na manhã de hoje, 16, o II Simpósio de Engenharia Civil, no campus I da UnirG. Até o próximo sábado, 20, acadêmicos e professores do curso irão participar de diversas atividades com o tema “Tecnologia e Meio Ambiente”.

Simposio Engenharia Civil Unirg aberturaNa abertura do evento, o coordenador do curso, Fabiano Fagundes, agradeceu a presença dos estudantes e convidados, destacando a importância do evento para a formação dos futuros engenheiros.

Segundo o coordenador de estágio, Evandro Schimitt, o tema Meio Ambiente precisa ser abordado na indústria da construção civil. “É um assunto que está em evidência, as instituições financeiras incentivam projetos autossustentáveis e que de alguma forma protegem o meio ambiente. Estudando melhor o assunto, os futuros engenheiros poderão aplicar esses conhecimentos nas construções e causar menores impactos na natureza”.

Simposio Engenharia Unirg publico

“A construção civil tem passado por transformações nos últimos anos, e antes não havia uma preocupação sobre as questões ambientais. Por isso quanto maior o nosso contato teórico e prático sobre a temática, mais profissionais capacitados para o mercado nós teremos. Um simpósio que aborde o assunto vem reforçar a ideia de que temos a necessidade de conviver bem com o meio ambiente”, disse a acadêmica Irismar da Silva.

Revit – Autodesk foi tema da primeira palestra do simpósio. Falaram sobre o assunto, arquiteto e instrutor do Senai, em Palmas (TO), Diogo Luiz Quixabeira e Tiago Eduardo de Souza.

Na sequência, o engenheiro civil Rafael Martins dos Reis, abordou o tema Esquadrias, vidros e complementos.

Hoje, às 19h 15, a programação segue com uma palestra sobre Primeiros Socorros de Acidentes na Construção Civil, uma mesa-redonda sobre Geoprocessamento: Conceitos Básicos e suas Aplicações na Engenharia Civil e ainda uma palestra sobre Processo Construtivo, Leitura de Projetos, Gerenciamento de Obras.

Durante todo o evento também está sendo realizada exposição de maquetes e banners. No sábado, 20, será realizado o I Campeonato de Lançamento de Foguetes e II Desafio da Construção da Ponte de Espaguete.