Concurso ponte de espaguete será realizado durante Simpósio de Engenharia Civil

15 de Maio de 2017

Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes de Engenharia Civil da UnirG vão promover o desafio da construção da ponte de espaguete. A competição será realizada durante a programação do II Simpósio de Engenharia Civil, que ocorrerá nos dias 16, 17, 18 e 20.

logo simposio engenhariaA novidade deste ano na disputa da ponte será a participação também de acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O concurso ocorrerá no sábado a partir das 16h reunindo grupos, formado pelos estudantes das três Instituições de Ensino.

Segundo o coordenador do curso, Fabiano Fagundes, é importante para o aluno conhecer e debater assuntos relacionados à área em atividades extraclasse. “Além de acirrar a competitividade, eventos como o Simpósio também irá proporcionar a troca de conhecimento entre os alunos das Instituições, pois eles estudam matérias afins, e assim, poderão complementar o aprendizado”, disse.

O desafio propõe aos participantes que construam uma ponte com espaguete e cola, capaz de vencer um vão livre de 1m, com peso próprio de no máximo 1kg. Os jurados vão avaliar a estética, acabamento, material utilizado, e capacidade para aguentar no mínimo 5 kg. Cada equipe era formada por três a seis integrantes.

O objetivo do concurso é de aplicar conhecimentos básicos de Estática e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia, projetar sistemas estruturais simples, conhecer na prática dos cálculos e análise estrutural  para a construção de uma ponte real e ainda estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.

Além da ponte de macarrão, na ocasião os acadêmicos ainda vão expor a Ponte Leonardo da Vinci, que foi projetada pelo artista há mais de 500 anos. Será montada uma estrutura de madeira, com apenas encaixes sem nenhum tipo de material ligante que se mantém estável.

Concurso

A competição ocorrerá a partir das 16h, no Parque Mutuca. Os três primeiros colocados vão receber troféus. Os participantes devem se inscrever até amanhã, 17, no site da UnirG, na sala 45, bloco vermelho com a turma Sigma , do 4°período noturno do curso.

O local e os horários para realização da prova de carga serão definidos pela comissão organizadora.

Confira outras informações no edital da ponte clicando abaixo:

Edital Ponte

Edital complementar

Simpósio

O II Simpósio de Engenharia Civil irá abordar o tema Tecnologia e Meio Ambiente. A escolha da temática se deu pela importância do uso consciente e sustentável dos materiais, além dos métodos construtivos por meio da tecnologia na construção civil.

Na ocasião o acadêmico terá ainda a oportunidade de participar de palestras, workshop, mesas-redondas, exposições, minicursos dentre outros. Serão abordados temas desde Esquadrias, vidros e complementos; Primeiros Socorros de Acidentes na Construção Civil; Concretos de Ultra Alta Resistência; Geoprocessamento: Conceitos Básicos e suas Aplicações na Engenharia Civil  até Sistema de Coleta Inteligente e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos com Geração de Energia Sustentável.

Outras informações podem ser vistas aqui.