Oficina de preparação para o Seminário Internacional de Determinantes Sociais em Saúde será realizada na UnirG

11 de Maio de 2017

Amanhã, 12, será realizado no campus I, a partir das 09h, um encontro para discutir os temas que irão auxiliar na preparação dos representantes do Tocantins no Seminário Internacional de Determinantes Sociais em Saúde (DSS). As inscrições para professores e pesquisadores da UnirG estão abertas até amanhã, 12, pela Plataforma IOW, com certificação de três horas.

Propesq logoO Seminário Internacional será realizado em agosto de 2018, quando serão discutidos os Determinantes Sociais em Saúde da Região Norte do Brasil, e construídos os novos indicadores específicos para a região. O Tocantins será representado por cinco delegados, membros do Núcleo de Articulação da Vigilância do Estado, que apresentarão os principais problemas determinantes sociais de saúde estaduais.

A UnirG foi convidada para compor o grupo de trabalho, auxiliando na preparação dos delegados que irão representar o Tocantins. A função da Instituição neste projeto será repassar aos delegados os conhecimentos construídos ao longo do tempo, a respeito das características e problemas sociais e de saúde da região sul do Estado. A partir dessas informações será proposta a criação de indicadores, que respondam as necessidades reais da região.

As discussões serão sobre os seis tópicos que serão abordados no Seminário Internacional:

1.Territorialidade e “Regionalidades” na Região Norte: territórios líquidos, políticas públicas e desigualdades

2.Fronteiras: geográficas, étnicas, agrícola, do crescimento urbano, institucionais/governamentais e grandes projetos

3.Produção do conhecimento sobre DSS na Região Norte: Limites e potencialidades (CEPIDSS/ENSP/FIOCRUZ)

4.Diversidade cultural e formas de vida na Amazônia no contexto do Sistema Único de Saúde: heterogeneidade sociocultural na universalidade do atendimento do SUS;

5.Os DSS críticos na Região Norte: terra, território, violências, nutrição e segurança alimentar

6.As dinâmicas econômicas da Região Norte.

Os interessados podem obter outras informações da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), pelo telefone 63 3612 7602.