Inova Gurupi é apresentado para secretários e vereadores

05 de Maio de 2017

Com o intuito de expor os resultados do Programa Inova Gurupi, a professora Ma. Adriana Santiago Terra, reuniu-se na tarde de ontem, 04, com os secretários e vereadores municipais. O encontro ocorreu no auditório do Centro Administrativo da UnirG.

inova adrianaEntre os presentes estavam o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a reitora, Drª Lady Sakay, o secretário municipal de administração, Sebastião Nazareno, a secretária de ação social, Joelma Guedes, secretária de comunicação, Marimar Aiala, a secretaria de cultura, Zenaide Dias, secretária de planejamento, finanças, ciência e tecnologia, Keila Iwasse.

Na ocasião, a Ma. Adriana Santiago Terra, apresentou possibilidades para que eles possam planejar, por meio do Programa, ações empreendedoras e inovadoras para atendimento ao público.

“A ideia é que se tenha uma convergência no foco das ações para o plano de desenvolvimentoinova gestores do Município. Os vereadores poderão promover políticas públicas que beneficiem tanto o segmento das empresas quanto a academia. Esse é o papel do governo, formatar um arcabouço legal que sustente as ações de empreendedorismo, com intuito de gerar, por exemplo, postos de trabalho. Para isso precisamos que eles conheçam o Programa e aprovem a Lei do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação, que irá amparar as ações do Inova”, disse.

A professora acrescentou ainda que em outubro, Gurupi será sede da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada. Para isso, é importante que secretários e vereadores compreendam que não será apenas um segmento que irá receber isoladamente a Semana. “É preciso que todos estejamos preparados e engajados como anfitriões, para realizarmos um evento de excelência na área de conhecimento aproximando nossa população local, regional e do estado dando ciência do que estamos promovendo na cidade”.

inova vereadorSegundo a reitora, Drª Lady Sakay, a educação é o cerne do projeto Inova e o conselho de gestores do Programa tem sido fortalecedor, porque envolve as três Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Centro Universitário UnirG, que já colhem frutos dessa parceria.

“É importante que cada um conheça o projeto, para que saiba que podem contribuir com ações de desenvolvimento local que irão beneficiar a comunidade como um todo. Começar pelas secretarias é fundamental porque todos precisam ter uma visão de médio e longo prazo, enxergando as ações realizadas para saber onde queremos chegar”.

Sakay disse também que “cada Instituição de Ensino Superior produzia com seus professoresinova reuniao em seus ambientes acadêmicos e hoje temos as três envolvidas em atividades em vários locais fortalecendo o desenvolvimento da comunidade, que é nosso principal objetivo”, avaliou.

Para a secretária de planejamento, finanças, ciência e tecnologia, Keila Iwasse., a maioria dos secretários não conhecia a proposta do Programa e a oportunidade irá provocar nos gestores ações que vão  colaborar para o desenvolvimento da cidade. “Todas as secretarias precisam planejar para contribuir com o Plano Plurianual do Município dos próximos quatro anos e o Inova irá nos ajudar a realizar os projetos. Ter essa união entre as Instituições de Ensino Superior a nosso favor irá beneficiar o futuro de nossa cidade e consequentemente de toda a região”, finalizou.

Na ocasião, o superintendente regional do Banco do Brasil, Célio Chagas, e o gerente de mercado, Marcelo Henrique Souza, também participaram da reunião.

Inova Gurupi

inova logoO Inova Gurupi é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, e envolve o Centro Universitário UnirG, Universidade Federal do Tocantins (UFT), IFTO, e Sebrae.

O projeto tem ações integradas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região.

Semana Nacional

A III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada será realizada na UnirG, entre os dias 25 e 27 de outubro, e  tem a finalidade de aproximar a ciência da comunidade local, com atividades promovidas por alunos e professores do IFTO (Gurupi e Formoso do Araguaia), UFT e UnirG.