Representantes da UnirG e acadêmicos discutem demandas esportivas

18 de Abril de 2017

Foi realizada na última quinta-feira, 13, uma reunião entre representantes da direção da UnirG e estudantes para discutir o apoio ao Desporto Universitário na Instituição. Participaram do encontro a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, a Pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araújo, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o representante da Secretaria Municipal de Esportes Estevam Neto, acadêmicos, além dos vereadores Eduardo Fortes e Ivanilson Marinho.

desportoDe acordo com a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, está sendo iniciado um trabalho de retomada do Desporto Universitário por meio de um núcleo institucional organizado. “Já tivemos essa área estruturada na UnirG e agora o objetivo é que possamos ter o Desporto e a Cultura organizados, pois são importantes para a socialização dos acadêmicos e para fortalecer a atuação da Instituição na comunidade”, disse.

Para o presidente da UnirG, Sávio Barbalho, há a necessidade de criar um calendário esportivo e cultural no início de cada semestre letivo. “Esse planejamento facilita a destinação de recursos para a realização dos intercursos, copas, participação em eventos e compra de material para treinamento dos times da UnirG. Acredito que agora vamos dar melhores passos nesse sentido com o envolvimento do Desporto e dos acadêmicos”, destacou.

A presidente do Centro de Desporto da UnirG, Brena Macedo, aprovou os resultados da reunião. “Conseguimos a confirmação dodesporto1 apoio das nossas autoridades e professores para a realização de eventos esportivos e participação no Juts. Ficamos esperançosos ao vermos nossos ideais serem valorizados e, com isso, ficamos incentivados em carregar e defender o nome da Instituição enquanto atletas e acadêmicos”, comemorou Macedo.

Entre as solicitações apresentadas pelos acadêmicos estiveram a preparação técnica das equipes da UnirG para a participação dos atletas nos Jogos Universitários do Tocantins (Jut’s), que serão realizados de 25 a 28 de maio, em Palmas (TO).

A Instituição irá custear a participação dos estudantes no Jut’s, fornecer treinadores em quatro modalidades (futsal, basquete, handebol e vôlei, - masculino e feminino) e proceder com a aquisição de materiais esportivos e definir um servidor que será responsável pelo material esportivo. Também foi acordado um investimento de até R$ 4 mil para a realização dos Jogos Intercursos da UnirG a cada semestre.

A previsão é de que os Jogos Intercursos sejam realizados de 18 a 21 de maio.

"Vamos convocar as diretorias das atléticas, unir as forças estudantis de nossa faculdade para organizarmos os jogos. Isso é importante na construção de um campeonato estruturado e na valorização de nossos desportistas", afirmou a vice-presidente do Centro de Desporto, Myllena Faustino dos Santos.

(Com a colaboração de George Henrique, acadêmico do curso de Jornalismo da UnirG)