UnirG investe em segurança da informação

20 de Março de 2017

Recentemente o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UnirG adquiriu a Certificação SSL (Secure Socket Layer). Com a aquisição, o sistema de internet da Instituição estará mais preservado.

segurançaA Certificação SSL é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ela cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros.

Segundo o gestor do NTI, Walter Coelho, essa tecnologia é um meio seguro, com intuito de preservar a integridade da informação.  “Com o novo programa o envio de documentos, preenchimento de diários, geração de boletos e negociações acadêmicas passa a ser mais seguros. Esta tecnologia SSL também é usada nos serviços bancários e pagamentos online”, explicou.

O gestor disse ainda que esse investimento é mais um grande passo dado pela Fundação, pois “era uma das nossas prioridades investir na segurança da nossa informação, visando garantir maior confiabilidade nos processos sistêmicos, uma vez que os servidores de internet que hospedam os serviços institucionais também estarão mais seguros contra invasão e intercepção de dados.”, disse Walter Coelho.

O gestor ensina que para saber se a pessoa está navegando em um site com criptografia, basta verificar a barra de endereços, na qual será possível identificar as letras “https” e um ícone de um cadeado verde que denota segurança. O “cadeado” é um documento de identidade digital emitido por uma organização confiável dentro do sistema de “identidade” global.

“Em sites com a tecnologia SSL a comunicação é criptografada. Uma explicação simples é comparar, por exemplo, como se o usuário e o computador central conversassem uma única língua que só os dois entendessem, dificultando a interceptação das informações”, finalizou Coelho.