Começam os preparativos para a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi

14 de Março de 2017

O Centro Universitário UnirG irá sediar esse ano a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi. O evento ocorrerá no mês de outubro, alinhada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em todo o Brasil. Ontem, 13, os representantes das instituições organizadoras reuniram-se para tratar dos preparativos para o evento, que esse ano abordará o tema “A matemática está em tudo”.

1 Reuniao Semana Nacional Ciencia Tecnologia 2017 2Participaram do encontro, a Reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr Marcos Gontijo; a Pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene de Assis Araujo; o chefe de gabinete da Fundação UnirG, Ronaldo Soares; a Diretora Administrativa e Financeira da Fundação UnirG, Danielle Mesquista; o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Fábio Romero; o diretor do campus do IFTO de Gurupi, Dr Marcelo Terra; a vice-coordenadora do Inova Gurupi, Ma Adriana Terra; a Secretária de Planejamento, Finanças, Ciência e Tecnologia de Gurupi, Keila Iwasse; além de representantes da UFT e Sebrae.

Assim como em 2016, a Semana Integrada será conduzida pelo Projeto InovaGurupi como uma atividade para consolidar a rede de parceria estabelecida no Município em favor do fortalecimento do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

1 Reuniao Semana Nacional Ciencia Tecnologia 2017 1

De acordo com a vice-coordenadora do Inova Gurupi e organizadora do evento, Adriana Terra, a programação do evento incluirá seminários, fóruns, oficinas, minicursos, jornadas de iniciação científica, simpósios, apresentações culturais, entre outras atividades. “A programação para esse ano foi ampliada e teremos novidades. Durante o evento teremos divulgação dos vencedores das Feiras de Ciências do Estado do Tocantins, que reunirá estudantes de todo o Estado”, disse.

Ainda segundo Adriana, no evento serão apresentados os resultados das ações do Inova Gurupi, pautados no empreendedorismo e na inovação. “A população terá acesso ao trabalho que vem sendo realizado nos habitats de inovação e em todos os níveis de ensino. Nossa intenção é que Gurupi seja uma referência em Semana de Ciência e Tecnologia, e que cada família aguarde anualmente a realização desse evento, como um espaço para aquisição de novos conhecimentos, de empreendedorismo e de inovação”, frisou.

1 Reuniao Semana Nacional Ciencia Tecnologia 2017

O evento contará com apoio das instituições de ensino parceiras, além do Sebrae, Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Governo do Tocantins.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi já foi realizada no campus da Universidade Federal do Tocantins, com a participação de cerca de seis mil pessoas, e no campus do IFTO, com aproximadamente quatro mil visitantes. Para esse ano a expectativa dos organizadores é de que 10 mil pessoas participem as atividades.