Inova Gurupi inicia atividades com capacitações

26 de Janeiro de 2017

Nos últimos dias 24 e 25, foram realizadas capacitações promovidas pelo Programa Inova Gurupi em parceria com o Sebrae/TO, voltadas para professores da rede municipal e para os candidatos à incubação na Inovo UnirG e na Habite/UFT.

inova1.1Cerca de 20 professores da Escola Municipal José Pereira da Cruz participaram da capacitação “Empreendedorismo para crianças do nível fundamental”, pelo subprojeto do Inova, Educação Empreendedora e Jovens Empreendedores Primeiro Espaço (JEPP), no Sebrae, em Gurupi.

A abertura da capacitação contou com a presença da vice-coordenadora do programa Inova Gurupi, a professora Ma. Adriana Santiago Terra, da coordenadora da capacitação para o nível fundamental, Patrícia Pinheiro, do gerente do Sebrae em Gurupi, Thiago Milhomem e do instrutor do Sebrae, Luciano Ferreira.

O curso abordou temáticas como: comportamentos empreendedores e plano de negócios, o mundo das ervas aromáticas, temperos naturais e oficina de brinquedos ecológicos.

Para Patrícia Pinheiro, é fundamental implantar a cultura empreendedora desde a infância. “A partir da educação é possível promover uma geração de inovações, surgindo novas opções para o mercado. É fazer com que a criança se torne um futuro empreendedor naquilo que ele queira trabalhar”, afirmou.

“Esse é um evento muito importante por promover o desenvolvimento local, atuando nas comunidades carentes, pois muda a perspectiva  e a qualidade de vida das pessoas que ali vivem”, disse a professora do ensino municipal, Rosângela Costa.

Já o treinamento sobre o plano de negócios, ministrado na UFT, para 20 candidatos à ideia de negócios e à incubação na Inovo UnirG e Habite/UFT, foi realizado durante todo o inova 2dia desta quarta-feira, 25.

“Esta etapa da seleção dos candidatos definiu as ideias mais consolidadas para a Incubação. Contamos com a participação das coordenações e equipes de professoras, formadas por Cláudia Auler, Karin Anne Margaridi e Eliza Prado, que têm desempenhado um importante apoio na organização das ações destes habitats de inovação”, disse Adriana Terra.

Para a coordenadora da Incubadora Inovo, Ma. Karin Anne Margaridi “o apoio do Sebrae no desenvolvimento do plano de negócios é de suma importância, por ser a principal etapa do processo seletivo para a incubação de novos negócios. A partir deste treinamento os proponentes poderão repensar, planejar e desenvolver as ideias de negócio tornando-as um empreendimento de sucesso”.

Conforme a coordenadora da Habite, Cláudia Auler, “é essencial dar esse embasamento teórico para que os participantes consigam elaborar bons planos de negócio”.