Semana Pedagógica inicia trabalhos com professores e coordenadores

24 de Janeiro de 2017

Na manhã de hoje, 24, os docentes do Centro Universitário UnirG reuniram-se no auditório do campus I, para começar os trabalhos da Semana Pedagógica 2017/1. O evento segue até esta sexta-feira, 27, com atividades em diversos locais da Instituição.

semana pedagógica1Participaram da composição da mesa, a pró-reitora de Graduação e Extensão, Dra. Marcilene de Assis Alves Araujo, a vice-reitora, Ma. Janne Marques Silveira, a coordenadora do woskshop do Programa Researcher Connect, Dra. Marise Suzuki e o coordenador institucional e representante do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), Me. Eduardo Fernandes de Miranda.

Nesta edição não foi definida uma temática específica, os trabalhos dialogam com as concepções pragmáticas do pedagogo e filósofo John Dewey ‘A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida’.

Marcilene Araujo, com um olhar humanizado, manifestou as boas-vindas aos docentes e o desejo de que a nova gestão interaja cada vez mais com os professores, para a construção de uma UnirG mais fortalecida.

“O intuito é promover o evento com espaços voltados para a docência e com atividades no decorrer do ano, que despertem reflexões para a possível melhora no programa pedagógico, fortalecendo os cursos. Essas práticas precisam ser vivenciadas num processo contínuo, em que o professor atue da forma que se sinta melhor”, destacou a pró-reitora.

Conforme Janne Marques, o ano foi iniciado com muitos desafios. Ela citou o reconhecimento da IES no novo PDI, o início de um processo de transição de centro universitário para universidade, renovação dos cursos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), entre outros assuntos. “Desejo que tenham bom aproveitamento no evento para que isso reflita na qualidade do ensino, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. A Reitoria continua de portas abertas para receber a todos”, frisou a vice-reitora.

A professora Marise Suzuki falou sobre o workshop contemplado pela chamada Researcher Connect, que será realizado durante a programação da Semana Pedagógica. “Osemana 3 evento começará amanhã, 25 e segue ate o dia 27, na biblioteca do campus II, será ministrado por dois professores, um do Reino Unido e um brasileiro”.

O programa Researcher Connect é uma oferta da instituição do Reino Unido, a organização internacional britânica British Council, com recursos do Newton Fund no Brasil e co-financiada pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O professor Eduardo Miranda falou sobre o Prodocência. “O programa em parceria com a Pgrad trará para a Semana Pedagógica, diversos minicursos, na área da Educação Especial, que serão ministrados por professoras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)”.

No dia 26, a partir das 19h30, haverá um seminário Avaliação e perspectivas do Prodocência, na sala 22, bloco c, do campus II. “O Prodocência iniciou em 2014 e concluirá as atividades dos três anos nesse evento, mas ele não termina, continuará com o Projeto Dicionário de Termos Técnicos de Língua Brasileira de Sinais, que será coordenado pela professora Sandra de Cássia e o Núcleo Institucional de Atendimento Educacional Especializado, sob a coordenação da semana pedagógica 2Karla Regina Gama”, disse Miranda.

Após as apresentações da mesa, os professores participaram de um coffe e break e seguiram as atividades nas coordenações dos cursos.

O evento

A Semana Pedagógica 2017/1 contará com palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e workshop.

A abertura oficial será na noite de hoje, às 19h15, no auditório do Campus I, com a presença de autoridades da Instituição. Às 20h30, haverá a palestra Perspectivas de avanço da UnirG: Instrumentos para construção do PDI, ministrada pelo professor da UnirG, Me. Augusto Rezende Campos.

As palestras e mesas-redondas são organizadas em parceria entre a Pgrad e o Núcleo de Formação Permanente da UnirG (Nufope). Já os minicursos, pelo Prodocência.

A programação pode ser consultada, clicando aqui.