UMG encerra atividades do semestre com cerimônia

14 de Dezembro de 2016

A Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG) do Centro Universitário UnirG encerrou as atividades do semestre letivo na noite da última segunda-feira, 12. Prestigiados por familiares, amigos e professores, os idosos realizaram discursos aplicando técnicas desenvolvidas na disciplina de Comunicação Eficaz, ministrada pela professora Catarina Muniz. A solenidade ocorreu no auditório do Sesc de Gurupi.

apresentação UMGA cerimônia contou com a presença da reitora do Centro Universitário UnirG, Dr.ª Lady Sakay, e do prefeito municipal, Laurez Moreira.

Em seu discurso, a professora Lady Sakay relembrou o processo de criação da UMG, um projeto sonhado e idealizado durante o processo eleitoral que a conduziu pela primeira vez à reitoria da UnirG.

“Nós, enquanto instituição de ensino, temos dezesseis cursos que trabalham com a formação de profissionais que atuam com a faixa etária infantil até a vida adulta, mas não tínhamos nenhum trabalho voltado para o idoso. Nesse sentido, a parceria com a Prefeitura foi um passo importante para a implementação desse projeto de extensão”, pontuou a reitora.

Para 2017, a reitora espera o crescimento do projeto com mais adesão das pessoas da terceira idade. “Esperamos que, com a divulgação do trabalho, a gente consiga trazer mais pessoas para integrar essa comunidade criada com intuito de ofertar melhor qualidade de vida para os idosos, fechando nosso ciclo de formação”, afirmou.

O prefeito Laurez Moreira agradeceu todo o corpo docente, partilhou a alegria em ver os idosos envolvidos nas atividades e demonstrou a disponibilidade do poder público em contribuir para o desenvolvimento do Projeto. “Sinto muita alegria em vê-los participando de forma efetiva desse grande sonho que se concretizou. É muito bom quando conseguimos preencher nosso tempo e, além de fazer isso, essas ações proporcionam mais alegria e qualidade de vida ao público da terceira idade. Vamos sentar com a professora Lady e traçar metas para o ano que vem”, frisou.

A professora aposentada e aluna do projeto, Luci Maria de Deus Pereira, que lecionou por mais de 50 anos, enfatizou a importância da UMG em sua vida. Perdi meu esposo e depois me aposentei, fiquei dentro de casa com depressão, só deitada na cama. Quando soube da Universidade da Maturidade, me matriculei e comecei a frequentá-la. Esse processo levantou a minha autoestima, mostrando que ainda tenho muito a viver. Então eu criei ânimo e tive o apoio de todos os professores, colegas, funcionários e hoje eu vejo o meu valor”, finalizou.

UMG

A Universidade da Maturidade de Gurupi é um projeto de extensão do Centro Universitário UnirG realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, voltado para a atenção ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos.

Este foi o primeiro semestre de atividades do projeto e os módulos ministrados foram: Comunicação Eficaz, pela professora Catarina Muniz, Dança Circular: som, Saúde e Movimento, pela professora Mira Benvenuto, Psicologia do Desenvolvimento, pela professora Fernanda Bogarin) e ainda Hidroginástica, pelo professor Jackson da Silva.

Colaboração:  George Henrique

Acadêmico de Jornalismo da UnirG