Estudantes da UnirG participaram neste domingo do Enade 2016

21 de Novembro de 2016

Acadêmicos concluintes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, Odontologia e Medicina do Centro Universitário UnirG participaram ontem, 20, da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2016). Cerca de 350 estudantes foram inscritos no Exame.

enade 2016 provaAs provas foram aplicadas no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi. Na ocasião foram distribuídos aos alunos garrafa de água mineral, caneta e barra de cereal.

Com intuito de apoiar os participantes, a reitora Drª Lady Sakay, a vice-reitora, Ma. Janne Marques, além de coordenadores e professores de cada curso avaliado também estiveram presentes.

De acordo com Lady Sakay, a Instituição vem realizando há quase dois anos um trabalho permanente com junto ao aluno com o Enade em Foco, que tem o objetivo de motivar os acadêmicos sobre a importância para obter um bom desempenho no Exame.

“A comissão do Enade em Foco acompanha todo o processo da avaliação. O trabalhoenade 2016 desenvolvido não é direcionado apenas com aulas preparatórias realizadas para as turmas, mas também para que elas se familiarizem com esse tipo de avaliação. A ação fortalece a Instituição e também o aluno que está ainda mais preparado”.

A reitoria disse ainda que “o acolhimento dos professores no dia da prova também é muito importante, tanto que todos os cursos participaram efetivamente. Pretendemos levar esse trabalho ao acadêmico desde o primeiro período com intuito de sensibilizá-lo sobre a importância de sua participação”.

Segundo o pesquisador institucional da UnirG, Jackson Nolêto, “a nota de avaliação do Exame, tanto individual quanto a do curso pode ser inserida no currículo profissional, valorizando a formação do acadêmico. Várias empresas e órgãos consultam a base de dados do MEC. A enade 16participação dos professores nesse processo também é fundamental como forma de abrigar o participante durante a avaliação”, revelou.

Para a acadêmica do 8º período de Odontologia, Júlia de Andrade Marques, foi essencial a colaboração da Instituição na preparação dos alunos para o processo. “Por um ano e meio participamos das aulas oferecidas pelos nossos professores que nos ajudou bastante. Tivemos momentos cansativos, mas valeu a pena, pois a maioria do conteúdo ministrado durante o curso preparatório caiu na prova”, disse.

A aluna lembrou ainda que a nota que avalia a Instituição é coletiva e por isso é preciso sensibilizar para a importância da participação de todos. “O curso é avaliado conforme nossaenade dedicação. Muitos colegas não dão a devida importância ao Exame e é nossa responsabilidade também a avaliação do curso e não somente do professor e da UnirG. Quem faz a Instituição é o aluno”, concluiu.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A participação no exame é obrigatória e a situação de regularidade do estudante no Enade deve constar em seu histórico escolar.