Estudantes de Direito ministram palestras em escolas de Gurupi

11 de Novembro de 2016

Dando continuidade ao projeto de extensão Núcleo de Práticas Jurídicas nas Escolas, os acadêmicos do 9º período do curso de Direito da UnirG realizaram mais duas palestras para alunos de 8º e 9º anos. O encontro ocorreu essa semana, dias 09 e 10, no Colégio o Positivo, em Gurupi.

npj alunosOs estagiários Cintia, Leticia, Maurício e Alanna apresentaram aos cerca de 40 alunos do 8º ano os Direitos dos idosos. Na ocasião foram abordados desde os maus tratos dos mais próximos, até os direitos e benefícios inerentes às pessoas de maior idade.

Já a outra palestra ministrada abordou a Violência contra a mulher ministrada pelos acadêmicos Elio, Kézio, Dayane e Kallyta. Cerca de 45 alunos do 9º ano conheceram, por meio de um vídeo, Maria da Penha, idealizadora da Lei que leva o seu nome, a qual relatou como exatamente ocorreram os maus tratos gerados pelo seu próprio marido.

O projeto visa um intercâmbio entre o Centro Universitário e a sociedade, com intuito de formar profissionais doutrinariamente qualificados, preocupado com a formação social dos acadêmicos.

“Apalestra ministrada pelo próprio acadêmico, junto a escolas públicas do município com temasnpj 2 de grande interesse social, representa a abertura de um canal direto para a UnirG. Assim, aproximamos o ensino jurídico, a pesquisa e a extensão à comunidade, além de contribuir para a consolidação de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres", disse a professora de Direito, Vanuza Pires.

Para o diretor do Colégio O Positivo, José de Sousa Marques Neto, a ideia do projeto Núcleo de Práticas Jurídicas nas Escolas é vista como a oportunidade dos acadêmicos passarem um pouco do conhecimento aos alunos. “No mundo que estamos vivendo hoje, é necessário que o aluno saiba como lidar com as pessoas, na questão do respeito, entre os pais e os filhos, e vice-versa. Essa contribuição é de suma importância, para a formação do caráter do nosso aluno", avaliou.

O projeto

O Núcleo de Práticas Jurídicas nas Escolas é de autoria das professoras Vanuza Pires e Verônica Disconzi. Desde o início do semestre os estagiários se reúnem semanalmente para estudos, produção de material e apresentações, supervisionados pelas professoras.

Segundo a a coordenadora do NPJ, Verônica Disconzi, o objetivo do projeto Núcleo de Práticas Jurídicas nas Escolas é de instruir os estagiários sobre temas de direitos humanos, além de fiscalizar os estudos nos temas escolhidos.

(Fotos: arquivo NJP/UnirG)