Estudantes de Psicologia realizam visita técnica na aldeia Canuanã

25 de Outubro de 2016

Cerca de 25 alunos do 10º período do curso de Psicologia estiveram no último domingo, 23, na aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia (TO). Os estudantes fizeram uma visita técnica para conhecer as características do local e as demandas para atuação do psicólogo em comunidades indígenas.

61800b09-d2ef-4338-9b7d-5f06b28ce3bcSegundo a professora Márcia Padilha, a ação é uma atividade da disciplina Intervenção e Populações Diferenciadas. “Um dos compromissos da Psicologia é a atuação junto aos grupos minoritários, refletindo sobre o acesso das pessoas à cidadania, educação, saúde e cultura. Para o acadêmico, a experiência é importante para que ele perceba as influencias socioculturais no comportamento humano e possa se preparar para atuar com postura ética junto a esses públicos”.

0cad74b9-1040-4f62-8a14-cc9c50543edd“Tivemos acesso à aldeia, conhecemos um pouco da cultura, dos hábitos e do artesanato produzido por eles. Vimos de perto a realidade e foi possível ter a percepção de como atuaria caso já fosse uma profissional habilitada. Também foi possível observar como a cultura do ‘homem branco’ está no cotidiano do índio. Foi uma experiência muito válida”, disse a acadêmica Thaynã Lorena de Sales.

Em maio desse ano, outro grupo de acadêmicos esteve na aldeia São José, distante 75Km de Formoso do Araguaia (TO), promovendo uma ação sobre saúde mental e prevenção do suicídio.

599d1c20-a403-474c-be17-c21a0d8bd188        Psicologia Canuna grupo