Pibid UnirG promoveu Espaço de Letramento na II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia

24 de Outubro de 2016

Os cursos de licenciatura do Centro Universitário UnirG também fizeram parte da programação da II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, que ocorreu na última semana. Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), os cursos de Letras, Pedagogia e Educação Física criaram um espaço de atividades para os alunos de escolas públicas. A Semana ocorreu no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Gurupi.

pibid2A coordenação Institucional do Pibid/UnirG, os coordenadores de áreas, supervisores e bolsistas de graduação oportunizaram um Espaço Transdisciplinar de Letramento Científico. Nesse espaço os pibidianos desenvolveram atividades baseadas em estímulos pedagógicos para o aprendizado com processos educativos, estimulando a curiosidade ao mundo da ciência.

Foram atendidos aproximadamente 250 alunos da rede pública municipal da primeira fase fundamental menor, das Escolas Orlindo Pereira da Mota, Vila Nova, Lenival Correia, José Pereira da Cruz.

Para a coordenadora institucional do Pibid, a professora Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, opibid 1 Programa é a oportunidade de promover a inserção aos acadêmicos no contexto das escolas públicas com atividades didático-pedagógicas, sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

“O programa Pibid atingiu seus objetivos ao longo da experiência, principalmente, porque estimulou a formação de um professor pesquisador, ressaltando a importância e a valorização de eventos como este para um processo de ensino-aprendizagem de docentes e discentes”, afirmou.

Para o traslado dessas crianças tivemos a parceria da Prefeitura de Gurupi e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

II Semana Integrada

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil” a II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro, no campus da UFT. Na oportunidade os participantes tiveram apresentações de palestras, minicursos, seminários, exposições científicas e o encerramento com a mostra cultural.

A Semana Integrada foi organizada pela Inovo Incubadora de Empresa de Base Mista do Centro Universitário UnirG e Prefeitura de Gurupi. A realização foi por conta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Fundação e Centro Universitário UnirG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Contou ainda com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado do Tocantins.

pibid

(Fotos: arquivo pessoal Pibid/UnirG)