Jornalismo promove palestra sobre Folkcomunicação

20 de Outubro de 2016

O curso de Jornalismo do Centro Universitário UnirG promoveu, na última segunda (17), uma palestra com o tema “Folkcomunicação: geradora de novas discussões sobre Comunicação, Mídia e Cultura no Tocantins”, ministrada pelo professor Wolfgang Teske, docente da UFT e doutorando em Ciências do Ambiente/Natureza, Cultura e Sociedade. O evento teve início às 19h30 e contou com a presença de acadêmicos e professores dos cursos de Jornalismo e Letras.

Palestra FolkcomunicacaoSegundo Teske, a Folkcomunicação ultrapassa a área das ciências sociais e é fundamental nas pesquisas acadêmicas para estudar qualquer e todo grupo marginalizado (rural e urbano) ou culturalmente marginalizado. Por meio da Folkcomunicação pode-se entender a importância da cultura e como ocorre comunicação nessas comunidades segregadas.

Ainda de acordo com o professor, esta teoria é necessária dentro do curso de comunicação. Apesar de ter 50 anos e diversos trabalhos produzidos na América Latina e na Europa, muitas escolas de Comunicação Social ainda não ofertam a Folkcomunicação como disciplina formal ou como disciplina optativa.

É a terceira vez que o palestrante visita a UnirG, e se diz contente por poder socializar seus conhecimentos com alunos e professores. “Saio daqui muitos satisfeito com resultado e pela oportunidade de compartilhar, sendo eu um dos poucos pesquisadores de Folkcomunicação em nosso Estado”, afirma Teske.

Colaboração de Ronaldo Rogeri (acadêmico do 7º período do curso de Jornalismo da UnirG)