Inovação e empreendedorismo foram temas da II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

19 de Outubro de 2016

É possível inovar sem dinheiro?  foi um dos assuntos abordados hoje, 19, durante a II Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. O professor da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas, André Pugliese, mostrou que é possível montar seu próprio negócio com inovação e criatividade. A palestra ocorreu no anfiteatro da UFT, em Gurupi.

palestra semanaciencia1Estudantes, professores e egressos do Centro Universitário UnirG participaram do evento. Representantes da UFT e do IFTO também estiveram presentes.

Na oportunidade, Pugliese explicou que esse momento de crise financeira em que o país atravessa causando o aumento do desemprego, estimular provocações no sentido que use a inovação como elemento do conhecimento é um dos fatores primordiais para empreender.

“Não devemos inovar apenas quando temos recursos financeiros, mas também quando há escassez de dinheiro. Buscar conhecimento, ser criativo, ser persistente e acreditar em seu negócio são características essenciais de um bom empreendedor”, explicou.

O professor disse ainda que a academia é um excelente espaço inicial para isso. “Fomentar e instigar os projetos para serem colocados em prática, esse é o papel importante do universo acadêmico para que as pessoas aprendam e se unam para discutir suas ideias de negócios”.

Segundo o egresso da UnirG, Leandro Gomes, a palestra serviu para mostrar que as pessoaspalestra semanaciencia3 devem investir em seus sonhos. “Foi apresentado um leque de possibilidades e estímulos de que é possível inovar sem dinheiro, o segredo é acreditar e colocar em prática seus projetos. O palestrante despertou ainda a possibilidade de desenvolver um plano de negócio, por meio dos habitats de inovação e empresa júnior, como as incubadoras Inovo da UnirG e Habite da UFT, que estão com editais abertos”, avaliou.

A vice-coordenadora do Projeto Inova Gurupi, Ma. Adriana Terra, falou que “precisamos fazer com que os alunos que irão propor projetos para as duas incubadoras acreditem que é possível inovar sem dinheiro. Queremos estimular os alunos a desenvolverem propostas para submeterem aos editais dos processos seletivos”, finalizou.

palestra semanacienciaPara saber mais sobre como participar da seleção do edital da Inovo -  Incubadora de Empresas da UnirG, acesse aqui.

Encerramento

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil” amanhã, 20, será o último dia de programação do evento.  Os participantes ainda terão apresentações de palestras, minicursos, seminários, exposições científicas e o encerramento com a mostra cultural. O evento é aberto ao público.

A Semana Integrada é organizada pela Inovo Incubadora de Empresa de Base Mista do Centro Universitário UnirG e Prefeitura de Gurupi. A realização é por conta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Fundação e Centro Universitário UnirG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Tem ainda o apoio do Sebrae e do Governo do Estado do Tocantins.

Confira aqui a programação completa.