Começa a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi

19 de Outubro de 2016

Foi realizada na manhã de ontem,18, a abertura da II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Integrada de Gurupi, no anfiteatro do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Participaram estudantes e professores do Centro Universitário UnirG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e UFT.

49a9df91-25f0-4d01-a4dc-695b00ede670O evento está sendo coordenado pelo Projeto Inova Gurupi como uma atividade de consolidação da rede de parceria estabelecida no Município em favor do fortalecimento do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

A solenidade de abertura contou com a apresentação do músico Toninho Borges. Estiveram presentes o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o Pró-reitor de Graduação e Extensão da UnirG, Marcos Gontijo, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Marllos Peres, o Diretor do campus de Gurupi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Marcelo Terra, entre outras autoridades.

Semana Ciencia Tec Lady SakayO Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta, falou que “a realização do evento demonstra amadurecimento das Instituições de Ensino Superior para fazer ciência, educação e cultura. É preciso que haja união e colaboração para que todos atuem em conjunto”.

A reitora da UnirG, Lady Sakay, destacou a importância do aspecto educacional do evento. “As instituições de ensino, o poder público e privado estão de mãos dadas em um projeto fundamental para o desenvolvimento de Gurupi. Temos o compromisso com a difusão do conhecimento em todos os níveis, desde a educação básica ao ensino superior. A UnirG está de braços dados para esse projeto que tem o objetivo de tornar Gurupi e região um exemplo de sucesso, com uma educação focada no presente, mas de olho no desenvolvimento futuro”.

O gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae Tocantins, José Carlos Bessa, falou da importância do projeto Inova Gurupi diante do cenário econômico do País. “Em momentos de crise a única saída é inovar, ser diferente e fazer diferente. O Inova Gurupi surge como uma oportunidade de fazer a diferença no mundo acadêmico e solucionar problemas das pessoas da nossa região, promovendo o desenvolvimento econômico”.

1unnamed

O coordenador do Inova Gurupi, Eduardo Lemus, falou sobre a criação do programa e os seus resultados. “O Inova nasceu com base em estudos de pesquisadores, vontade política e apoio de entidades como o Sebrae. O diferencial desse programa é a sua base conceitual, pautada na educação. Os projetos de Educação Científica, Educação Empreendedora e os Habitats de Inovação são pilares importantes que irão promover o desenvolvimento da nossa região”.

O evento está inserido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a proposta de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, envolvendo os cursos de graduação e pós-graduação em Gurupi.

O evento segue até amanhã, 20, com seminários, mostras científicas, exposições, palestras, mini-cursos, espaços de letramento infantil e eventos culturais.

A programação completa pode ser lida clicando aqui