Pró-Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza participa do I ECOB-TO

17 de Outubro de 2016

Foi realizado em Palmas, de 9 a 11 de outubro, o I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (I ECOB-TO), com o tema A Gestão das Águas no Tocantins: avanços e desafios – 20 anos da “Lei das Águas”. O evento ocorreu na Universidade do Tocantins (Unitins).

ECOB TOO I ECOB-TO foi promovido pelo Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FTCBH) e contou com a presença de representantes dos quatros Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado: CBH Entorno do Lago, CBH do Rio Manuel Alves, CBH do Rio Formoso, CBH dos Rios Lontra e Corda e também do Pró-Comitê dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, que até 2017 deve ser instituído como o quinto comitê de bacia do Tocantins. Também participaram representantes de CBH de Minas Gerais, do Conselho Mundial de Água, UFT, IFTO, Unitins, Embrapa, Superintendência Federal de Agricultura, Agência Tocantinense de Saneamento, Odebrecht Ambiental/Saneatins e Defesa Civil.

ECOB TO 2.JPG.crdownloadO Centro Universitário UnirG participa do Pró-comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. A Instituição foi representada pela coordenadora do projeto, professora Drª Nelita Gonçalves Bessa, pela professora Ma. Alessandra Duarte e pelos acadêmicos Railson Freitas (Jornalismo) e Rafaela Xavier (Engenharia Civil). O Pró-comitê também é formado por integrantes dos municípios envolvidos e membros da Prefeitura de Gurupi, professores e bolsistas da UnirG, UFT e IFTO.

Durante o evento, Nelita foi relatora em uma das palestras, e também falou da fase atual da criação do pró-comitê, durante uma mesa de diálogo com os presidentes de cada CBH. “Estamos em fase de cadastramento dos usuários com outorgas de água na área de abrangência das bacias, uma etapa de um elevado nível de dificuldade, mas logo concluiremos todos os processos de criação e o Tocantins terá cinco comitês formados”, afirmou a professora.

ECOB TO 1A palestra principal aconteceu no domingo, 09, e foi proferida pelo Me. Nelson Neto de Freitas, coordenador de Instâncias Colegiadas do Singreh – Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Recursos Hídricos da ANA (Agência Nacional das Águas). Freitas explanou sobre O Estado de arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, os Comitês de Bacias Hidrográficas e os 20 anos da Lei das Águas. “Temos que cuidar das bacias, porque cuidar delas é cuidar dos rios e quero destacar aqui também a questão da qualidade de nossas águas, não adianta ter muita quantidade de água e pouca qualidade”, afirmou o palestrante.

Ao longo do evento também foram realizadas mesas de diálogo debatendo temas ligados aos recursos hídricos, tais como planos de bacias, CBH do Tocantins, irrigação, aquicultura e pesca, geração de energia elétrica, rede hidrometereológica, dentre outros.

ECOB TO equipe

Nos momentos finais foram realizados encontros setoriais entre representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água, segmentos que compõem os comitês. Destas discussões foram levantadas e reunidas questões e demandas que compuseram a ‘Carta de Palmas’.

O evento teve como último momento a realização de uma assembleia geral entre os representantes dos comitês dentro Fórum, na qual foi eleita sua nova diretoria.

O Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e Bacias Urbanizadas de Gurupi é um projeto executado pela UnirG, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e RH e Prefeitura de Gurupi, com parceria da UFT e IFTO.

Colaboração de Railson Alves de Freitas -  acadêmico de Jornalismo da UnirG e bolsista do projeto