Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
26 de Setembro de 2016
Durante a solenidade de encerramento do VI Congresso Científico da UnirG, realizada na noite da última sexta-feira, 23, foram conhecidos os trabalhos científicos vencedores. Dos 146 trabalhos selecionados, 21 foram premiados. O evento ocorreu em frente ao centro administrativo da Instituição.
A Comissão Científica elegeu os cinco melhores painéis de cada categoria, premiando com certificação de trabalho destaque. A exposição foi dividida por áreas, sendo 102 da área da saúde, 14 da área de Ciências Sociais Aplicadas, 21 de Educação e 09 de Tecnologia.
De acordo com o presidente da Comissão Científica, Rodrigo Disconzi, em relação aos últimos Congressos percebeu-se a evolução da escrita e das pesquisas de campo. “O número de trabalhos enviados superou nossa expectativa, mas ainda assim, temos que buscar mais pesquisas de campo, pois hoje os dados são mais epidemiológicos. A exposição de banners é a espinha dorsal que faz com que o aluno participe mais ativamente”, relatou.
A Jornalista e acadêmica de Psicologia, Meirylaine Bezerra, foi uma das premiadas na área de Ciências Sociais Aplicadas, com o estudo Prevenção do suicídio em pauta: as notícias sobre suicídio publicadas em um portal de notícias, no período de 2013 a 2016. A pesquisa relatou as notícias veiculadas em um portal tocantinense online, em que foi verificado se as informações divulgadas abordavam ou não a prevenção do suicídio.
“Foi observado que a maioria das notícias não aborda a prevenção, mas somente divulga casos e tentativas de suicídio. O trabalho busca chamar atenção para o papel da imprensa como agente que pode disseminar informações de prevenção do suicídio, como dados sobre serviços de ajuda para quem está em situação de risco ou para os familiares dessas pessoas, possibilitando a diminuição de novos casos”, contou.
Para a reitora, Drª Lady Sakay, “os resultados do VI Congresso são positivos do ponto de vista quantitativo e qualitativo. As palestras com renomados especialistas das diversas áreas que teceram elogios ao evento indicaram que os trabalhos científicos apresentados são atuais e consistentes”, avaliou.
O presidente do VI Congresso Científico, Geovane Rossone, parabenizou toda a equipe envolvida. “Tivemos a apresentação de quase 150 trabalhos científicos nas quatro áreas do saber, além da participação massiva dos alunos que lotaram todos os locais do evento. Isso demostra o quanto nossos acadêmicos foram participativos e o quanto o resultado de todo o esforço das equipes foi positivo”, finalizou.
Os painéis premiados serão publicados, na forma de “resumo expandido”, na Revista Amazônia Science & Health (Área da Saúde) e Revista Cereus (Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Tecnologia) do Centro Universitário UnirG.
Confira aqui a lista dos trabalhos vencedores.