Profissionais de São Paulo e Bahia ministram palestras de Direito na terceira noite do Congresso

23 de Setembro de 2016

Interatividade, descontração e aprendizado marcaram as três palestras realizadas na área de Direito, na noite de ontem, 22, no Clube da OAB, durante programação do VI Congresso Científico da UnirG.

presoabIMG 20160923 144341O evento foi aberto com a apresentação do Quarteto de Cordas, do Projeto Ciranda das Artes, da Casa de Cultura da UnirG. O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho e a coordenadora do curso de Direito, Kádyan Gonzada, dentre outros professores e profissionais participaram da cerimônia.

Em seguida foi iniciada a primeira palestra com o tema Perspectiva contemporânea sobre o direito Internacional dos direitos humanos pelo Dr. Arthur Roberto Capella Giannatasio, professor em tempo integral de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor do Global Law Program e de Metodologia de Pesquisa da Pós-GVlaw da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/SP). Ele é doutor em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Largo São Francisco.

oab artGiannatasio destacou que “a palestra foi focada numa crítica epistemológica sobre odireito oab discurso tradicional dos direitos humanos, ou seja, não é uma crítica aos direitos humanos, é uma crítica ao discurso que se faz hoje, sobre direitos humanos”, disse.

A segunda palestra abordou Tutelas Provisórias: Urgência e Evidência, pelo advogado mestre e doutorando em Direito Público e Evolução Social pela UNESA/RJ, Dr. Marcelo Ribeiro. Ele é professor de Processo Civil do Damásio e da Escola de Magistrados da Bahia. É ainda pesquisador vinculado ao grupo DASEIN/Unisinos e autor de obras jurídicas.

Ribeiro mencionou que “dentro das tutelas provisórias, encontramos técnicas processuais utilizadas para que o cidadão consiga, diante da urgência ou da evidência ter decisões mais rápidas”, afirmou.

O palestrante destacou ainda um exemplo comum “quando alguém que tenha um atendimento negado em um pronto socorro e precisa se submeter, às pressas a um procedimento cirúrgico, pode recorrer ao judiciário e obter uma decisão rápida, que chamamos decisão liminar, que lhe assegure o tratamento e lheoab 3.3 preserve a vida”.

poabDe forma descontraída, a professora de Direito Administrativo do Damásio Educacional. Dra. Patrícia Carla de Farias Teixeira, encerrou as atividades falando sobre Os princípios da Administração Pública. Ela é autora do livro 1.001 Questões Comentadas de Direito Administrativo FCC.

“As atividades foram excelentes e resultaram num incentivo e entusiasmo para sempre buscarmos mais conhecimentos. Estou muito satisfeita com o evento”, disse a estudante do 10º período, Luzia Gomes.

O VI Congresso Científico da UnirG será encerrado na noite de hoje, 23, em frente ao Centro Administrativo da Instituição.