Palestras debatem Comunicação e Inovação no VI Congresso Científico

23 de Setembro de 2016

Tecnologia, criatividade, empreendedorismo e inovação foram destaques em duas palestras ministradas ontem, 22, para os participantes do VI Congresso Científico no Palácius Real. A reitora da UnirG, Lady Sakay, e o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Marcos Gontijo, participaram do evento.

DSC 1453A Drª em Ciências da Comunicação e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Liana Vidigal Rocha, falou sobre “Comunicação digital e novas mídias”, as tendências em tecnologia da área da informação e atuação de profissionais do Jornalismo.

“Os projetos colaborativos já são realidade, em breve a Web 4.0, a realidade aumentada, virtual e a internet das coisas também estarão no nosso cotidiano. Será uma era da fusão de conteúdos reais e virtuais”, disse.

Sobre o exercício da profissão do jornalista, Liana explica que mesmo com o avanço da tecnologia, os princípios fundamentais para o exercício do Jornalismo continuam sendo necessários.

“O jornalista nunca deve esquecer o processo de pesquisa e investigação. Uma matéria pode ter diversos recursos visuais, mas se a informação estiver errada não será válida. Conhecer e publicar boas histórias de forma adequada sempre será importante”, frisou.

O doutor em Psicanalise, coordenador dos Cursos de Filosofia, Teologia e Pedagogia da Faculdade Integrada de Ensino do Rio de Janeiro e entusiasta no desenvolvimento de jogos para as plataformas móveis e web, Romulo Alfredo, foi o segundo palestrante da noite.

1Romulo AlfredoA partir da sua experiência como empreendedor em negócios digitais, Alfredo transmitiu uma mensagem de valorização de ideias e ousadia, sem abrir mão do conhecimento científico. “Lendo Maquiavel, Sun Tzu, percebi que o que limitava o meu sucesso era eu mesmo. Resolvi acreditar as minhas ideias e mudar”.

“É sua escolha trabalhar em uma ideia que você teve ou ficar na mesmice. Nenhuma ideia é imbecil, você deve coloca-la no papel, estudar, e partir para a ação. Divirta-se!”, finalizou.

O grupo de ballet da Casa de Cultura da UnirG apresentou uma coreografia, sob a direção da professora Adriana Rabelo.

O VI Congresso Científico da UnirG termina hoje, 23. A partir das 19h será realizada a Cerimônia de Encerramento, no Centro Administrativo da Instituição, com a premiação de trabalhos científicos e dos vencedores Festival Sing Your Song.

1Ballet Casa de Cultura     DSC 1458