Membros do Comitê de Combate ao Caixa II participam do VI Congresso Científico da UnirG

22 de Setembro de 2016

O Comitê de Combate ao Caixa II, em parceria com a Fundação UnirG e coordenação do curso de Direito, está promovendo uma campanha de conscientização da população sobre os gastos realizados em campanhas eleitorais. O grupo está em um estande durante a Feira das Profissões realizada em frente ao Centro Administrativo da Instituição, durante o VI Congresso Científico da UnirG.

-carrossel-portalO Comitê de Combate ao Caixa II é uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE).

De acordo com um dos membros, o advogado Vitor Rezende Vilela, a campanha tem como objetivo principal informar os eleitores sobre as novas regras do processo eleitoral, conscientizar e mobilizar a sociedade civil no combate a corrupção, e disponibilizar um canal para que os próprios eleitores denunciem as praticas ilegais dos candidatos.

“Seja qualquer informação contábil, que não for declarada ou toda contabilidade, paralela que inclua gastos ou doações de dinheiro vindo de fontes proibidas ou que de alguma forma não for declarada ao Tribunal Regional Eleitoral”, disse.

As eleições de 2016 será a primeira realizada sobre as novas regas implantadas em 2015, quecaixa 2 teve como principal inovação a tentativa de diminuir a influencia daqueles com alto poder econômico no resultado das eleições.

“Dentre as principais mudanças estão a proibição de doação por parte das empresas as campanhas e o limite de gastos por candidato. Em Gurupi o limite permitido para Prefeito é no valor de R$ 2.351.484,50 e  para cada vereador a quantia dee R$ 61.418,92", explicou.

Vilela acrescentou ainda que “nosso trabalho esta sendo realizado por meio de visitas e palestras ministradas em escolas e instituição de ensino superior de nossa cidade, como as que já foram realizadas na UnirG pelo ilustre Procurador Walter Mathias do Ministério Publico Federal”.

direito caixa2O Comitê de Gurupi possui uma pagina no Facebook (https://www.facebook.com/gurupicontracaixaII) que expõe todas as atividades desenvolvidas, cronograma dos eventos e informações úteis, como legislação aplicável, link dos sites dos tribunais, da OAB, da CNBB e do MCCE.

A entidade é formada por membros dos mais variados setores, como: advogados, padres, pastores, professores, empresários, sindicalistas e servidores públicos.  E ainda conta com o apoio dos principais meios de comunicação em massa como as rádios e TV’s locais.

Os integrantes de Combate ao Caixa II, regional de Gurupi, são:  Vitor Rezende Vilela, Gabriel França Daltoé, Hildete França Daltoe, Adilar Daltoe, Heráclito Suiter, Lucileia, Colômbia,  Sergio Selke, Padre Edinei, Valdemir de Sá, Carlos Milhomem e Franqueslaine Lima.