Começa exposição de trabalhos no VI Congresso Científico da UnirG

21 de Setembro de 2016

Na tarde de hoje, 21, foram apresentados mais de 100 painéis da área da saúde, na exposição de trabalhos do VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG. A avaliação foi realizada no espaço da Feira de Profissões, em frente ao Centro Administrativo da Instituição.

trabalho3Conforme o professor Rodrigo Disconzi Nunes, da comissão cientifica, a maioria dos autores é da UnirG e há uma evolução na qualidade escrita dos trabalhos. “A banca avaliadora é composta por professores das áreas ofertadas, para assegurar a correta avaliação. Os critérios avaliados vão desde a estrutura do banner e estética, ao desempenho da oralidade”, afirmou Disconzi.

Dentre os pôsteres apresentados estava o da professora do curso de Enfermagem e acadêmica do curso de Medicina, Anandra Pizzolato, trabalhos c2Apendicite aguda na gestação: uma revisão de estudos”. O trabalho de Pizzolato teve participação de Lívio Cavalcante e orientação do Dr. Rodrigo Costa Carvalho.

“O objetivo é conhecer o manejo do abdômen cirúrgico não obstétrico em gestantes. Com a pesquisa bibliográfica foi possível observar que existem duas linhas de defesa. Uma, com videolaringoscopia que reflete menor agressão cirúrgica e menor dor. Com menos utilização de analgésico, diminuindo a depressão fetal, redução do risco de hérnia incisional e menos agressão cirúrgica”, disse Pizzolato.

A autora mencionou ainda que, 80% dos casos que adotaram esse método, relatam que não teve danos ao feto e a gestação prosseguiu normalmente. “O outro manejo é o clínico, com tratamento conservador nos casos possíveis, com aplicação de analgésicos e antibióticos. trabalhosc1Foi possível notar que o desfecho é cirúrgico e que a videolarisgoscopia é a mais adequada”, finalizou.

Amanhã, 22, a partir das 15h, serão expostos 14 trabalhos da área de Ciências Sociais Aplicadas, 21 de Educação e 09 de Tecnologia. Ao todo serão 146 apresentados nos dois dias.

A Comissão Científica irá eleger cinco melhores painéis de cada categoria, que serão premiados com certificação de trabalho destaque.

Os painéis premiados serão publicados, na forma de “resumo expandido”, na Revista Amazônia Science & Health (Área da Saúde) e Revista Cereus (Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Tecnologia).

Confira a lista dos trabalhos aqui.