Primeira palestra do VI Congresso Científico destaca “Gestão, produtividade, liderança e motivação”

21 de Setembro de 2016

Revolução, incertezas, inteligência artificial, soluções inovadoras e era digital foram alguns dos temas abordados por Gil Giardelli, professor da Universidade de São Paulo (USP), na primeira noite do VI Congresso Científico da UnirG.

Abertura Congresso4Giardelli falou sobre “Gestão, Produtividade, Liderança e Motivação”. A partir das grandes inovações que estão em evidência em todo o mundo, Giardelli falou sobre uma fusão de mundo físico, digital e biológico, que gera novas ideias e novos mundos.

“As grandes corporações estão pensando em soluções para os problemas cotidianos. Já começa a ser comercializado um veículo que é movido a hidrogênio e que ao invés de soltar gases nocivos no escapamento, libera água. A realidade virtual será comum nas escolas, o aprendizado será dinâmico, baseado na experiência. É o fim da era cronometrada, é uma revolução que irá mudar nossa forma de ver e interagir com o mundo”, disse Giardelli.

Para o palestrante, que já foi premiado como o mais inovador do mundo na Feira do Livro de Abertura Congresso5Londres, mesmo as maiores revoluções tecnológicas não substituirão valores e características humanas. “Uma máquina faz o trabalho de 50 homens, mas nunca substituirá um homem extraordinário. A tecnologia foi feita para cuidarmos uns dos outros, seja por meio do trabalho voluntário, ou de algo que resolva um problema de outra pessoa. Isso faz a diferença no mundo”.

“A inovação está em olhar a vida, em apreciar a beleza de um rio, como o rio Tocantins por exemplo, sem um celular por perto. Estamos sendo levados por um tsunami digital, sendo que nós é quem deveríamos guiar toda essa tecnologia”.

Aos estudantes, Giardelli deixou um recado: “Não importa se você estuda Medicina, Letras, Direito ou qualquer outro curso. A sua formação tem prazo de validade, ela vence um dia após a sua formatura. É preciso ser inovador, pensar diferente e realizar, sem esquecer do cuidado ao ser humano. Nunca use velhos mapas para descobrir novas terras”, finalizou.

1DSC 1614

Para a estudante do curso de Direito, Fernanda Gonçalves, “a palestra trouxe conceitos importantes sobre a sociedade e o mundo atual, sobre como aprender sobre as inovações tecnológicas, mas também como não ficar preso a isso. A relação com as outras pessoas também é muito importante”.

Ao final da palestra, Giardelli recebeu homenagens de indígenas que também participam do Congresso Científico. Algumas pessoas presentes também tiveram a oportunidade de manusear um equipamento de realidade virtual.

O Congresso Científico segue até sexta-feira, 23, com palestras, oficinas, minicursos e Feira de Profissões.

Confira a programação completa no site do evento www.congresso.unirg.edu.br