Representantes da UnirG participam do XI Seminário de Acesso ao Ensino Superior, em SP

31 de Agosto de 2016

Anualmente é realizado o Seminário de Acesso ao Ensino Superior (Saes), um evento que reúne membros de Comissões de Processos Seletivos das Faculdades e/ou Universidades Públicas. Nessa edição, representantes do Centro Universitário UnirG estiveram presentes no Saes ocorrido na última semana, em São Paulo (SP).

saesO objetivo do Saes é discutir vários temas relacionados às formas de ingresso e permanência de alunos do Ensino Médio nas Faculdades. Estiveram presentes as Assessoras da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, Sandra Mara Escobar e Gleyvia Batista Silva.

Entre os temas que foram abordados estão: Perspectivas do Ensino Médio – Integração ao Mercado, Ensino Técnico e Ensino Superior; Expansão Recente do Ensino Superior Brasileiro: Avanços, Impasses e Desafios; Sisu – Vagas Remanescentes; TRI – A Teoria de Resposta ao Item e sua Aplicação ao Enem; TRI – A Teoria de Resposta ao Item e sua Aplicação ao Enem e Acesso de Refugiados, Pessoas com Deficiência e Afrodescendentes ao Ensino Superior; Melhorar a Eficiência do Ensino Superior.

De acordo com a Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, Sandra Mara Escobar, essa foi a primeira vez que membros da Comissão Permanente de Processo Seletivo da UnirG participam do Saes.

“Foi um Seminário produtivo e rico em conhecimento. Atualmente as universidades brasileiras enfrentam dificuldades em inserir e manter os acadêmicos nos cursos de origem, sejam por questões econômicas, familiares, profissionais ou falta de opções de cursos dentro da Instituição. Percebemos que esse é um problema de âmbito nacional e o objetivo do Saes foi discutir formas de minimizar ou sanar essa situação”, relatou Escobar.

Para o presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo e Pró-Reitor de Graduação esaes sandra Extensão da UnirG, Drº Marcos Gontijo, a presença da UnirG no Saes é muito importante para melhorar a qualidade do ensino. “É importante que estejamos reunidos com outras Instituições públicas para nos mantermos alinhados aos processos que ocorrem em todo país, adquirindo e aprimorando novos métodos. A UnirG não pode ficar atrás de organizações que promovem processos seletivos".

O professor disse ainda que foi muito bom saber que em muitos casos a UnirG está a frente de grandes Instituições de ensino superior da região norte do país. "O motivo disso se resume no fruto de muito trabalho de uma comissão permanente e constante que há anos está junta, avaliando e buscando aperfeiçoar cada processo. Participar e qualificar os profissionais envolvidos sempre foi nossa meta para que tenhamos resultados positivos”, finalizou Gontijo.

A XI Edição do Saes ocorreu entre os dias 24 e 27 de agosto, e foi sediado pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP (SP) e sediado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, em Santo André (SP).

banner ufabc noturno

(Foto 2: Seguindo na ordem (E,D): Sandra Mara Escobar - Assessora da Pgrad Professor Dr. Rail Ribeiro Filho, Pró -Reitor de Graduação da UFABC - SP e Presidente da Comissão Organizadora do SAES 2016; Professor Msc. José Veríssimo do Nascimento Filho, Pedagogo da Coordenação de Políticas de Acesso e Seleção de Estudantes da UNILAB - CE; Gleyvia Batista Silva - Assessora da Pgrad e o Professor Dr. Wagner Roberto Batista, Pró - Reitor de Ensino da UFTM - MG - Arquivo Pessoal).