Residência Médica de Gurupi registra 10 mil atendimentos em duas Unidades Básicas de Saúde, em Gurupi

24 de Agosto de 2016

A primeira turma do Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade de Gurupi contabilizou 10 mil atendimentos entre os meses de março e julho desse ano. Os dados serão apresentados amanhã, 25, às 13h30, no campus II do Centro Universitário UnirG (sala 10, bloco A, 1º piso).

residência 3Os procedimentos foram feitos nas Unidades Básicas de Saúde João Manoel e Jardim Sevilha, nas áreas de saúde do homem, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde da criança, saúde mental, pré-natal, hipertensão, diabetes, hanseníase, planejamento familiar, coletas de citologia, visitas domiciliares e urgência e emergência. Além de palestras e reuniões.

Conforme o coordenador da Comissão de Residência Médica da UnirG (Coreme), professor Dr. Vladimir Tamayo Maestre, os resultados terão impacto significativo na comunidade assistida. “O diagnóstico é uma documentação importante com dados fundamentais que realçam os resultados alcançados nesses primeiros meses, as possíveis soluções para cada problema de saúde identificado e permitir com que a comunidade conheça o trabalho da equipe”.

“Dentre as diversas informações que serão divulgadas, podemos afirmar que há um número bastante significativo de atendimentos em todas as áreas. Na saúde do homem, por exemplo, com a mobilização do programa, foram registrados mais de 1.200 atendimentos, destacando a importância dos homens procurarem a assistência médica”, disse Luana Katiúcia de Oliveira Medrado, membro da Coreme.

A exposição do diagnóstico conterá o número de pacientes de cada consultório, uma pirâmide populacional por faixa etária, o número de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, doenças transmissíveis, situação epidemiológica da área da abrangência, e situações problemas em saúde da comunidade, dentre outros.

O Programa de Medicina Geral de Família e Comunidade foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde e está sendo desenvolvido por meio da parceria entre Fundação e Centro Universitário UnirG e Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades cadastradas no programa são: Unidade Básica de Saúde João Manoel (rua 6, 257, Quadra 315, Lote 8 entre as avenidas Minas Gerais e Espírito Santo – Centro) e Unidade Básica de Saúde Jardim Sevilha (avenida Rio Branco entre 18 e 18-A, n° 385, Setor Alto dos Buritis).

O campus II está localizado na Avenida Guanabara, nº 1500, Centro, Gurupi/TO.

(Foto: solenidade de acolhimento da Residência Médica/março de 2016)