Candidatos fazem prova para Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

08 de Agosto de 2016

Neste último domingo, 08, os inscritos no processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (Gespol) realizaram as provas objetivas e de redação. A avaliação ocorreu pela manhã e a tarde, no campus II do Centro Universitário UnirG. O certame é uma parceria entre Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Fundação UnirG.

alunos mestradoAo todo, 83 candidatos disputaram as 20 vagas, sendo 15 para servidores da Fundação e Centro Universitário UnirG (professores e técnico-administrativos), três para ampla concorrência e duas vagas para servidores técnicos-administrativos da UFT.

O convênio firmando entre as Instituições irá beneficiar os servidores da UnirG que serão custeados pela Fundação. Para obter o custeio, o classificado firmará um Termo de Compromisso exigindo que ele não deverá desistir do curso sem justificativa, não poderá reprovar ou pedir exoneração antes do cumprimento do prazo estabelecido, caso contrário terá que ressarcir a Instituição.

“A gente vê a Instituição como um todo e a necessidade de capacitar seus profissionais e por isso não buscamos fazer essa diferenciação entre docentes e servidores do administrativo. É importante criar oportunidade de qualificação, a medida que oportunizamos esses espaços, abrindo uma ampla concorrência entre todos os servidores de forma igualitária”, ressaltou.

Para a reitora, Drª Lady Sakay, essa é a oportunidade de professores e servidores concorreremsavio mestrado às vagas estando em Gurupi. “É importante o mestrado ser realizado na cidade, pois irá facilitar os candidatos que por questões pessoais ou profissionais tenham que se ausentar. No caso dos professores que, às vezes, dificulta por estarem em sala de aula, além do benefício de o curso ser custeado pela Fundação tornando-se um investimento na melhoria da qualificação dos nossos servidores”, avaliou.

Durante a manhã foram aplicadas as provas objetivas (de português, raciocínio analítico e lógico e inglês). Já à tarde os candidatos fizeram a prova de redação.

Para a professora do curso de Psicologia, Aline Rezende, a realização do mestrando em Gurupi é uma grande conquista. Ela comentou que está cursando doutorado na Argentina, mas tem a preocupação em não ser aceito no Brasil. “É um momento proveitoso, pois irá favorecer quem está aqui, facilitando muito o estudo sem precisar me deslocar. A temática é abrangente a várias áreas de atuação o que beneficiará um grupo amplo de colegas que participarão”, disse.

Já para o advogado da Instituição, Ivanilson Marinho, o convênio entre as duas Instituições de Ensino é um grande avanço. “Pelo fato de não só capacitar professores, mas servidores da administração, algo nunca ocorrido na Instituição, nos dando a oportunidade de nos especializar em nossa área de atuação que é a gestão pública, e o melhor sem custos”, ressaltou.

administrativoO coordenador do Programa de Mestrado Profissional da UFT, professor Alex Pizzio, também destacou que uma das vantagens do curso é o de ser realizado em Gurupi. “Apesar do tempo curto do período de inscrição, tivemos uma grande procura de inscritos. Geralmente a oferta de Mestrado é realizada nas sedes do curso e essa parceria foi muito boa, pois favoreceu que a realização das aulas seja ministrada em Gurupi”, avaliou.

O professor disse ainda que a demanda do curso é políticas públicas com foco profissional. “Teremos questões acadêmicas, mas com o olhar profissional voltado para a prática com direcionamento para estudo técnico, o que torna o curso mais abrangente”, finalizou.

Segundo o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Márllos Peres de Melo, o curso tem como objetivo a formação e aperfeiçoamento dos professores e técnicos administrativos da UnirG, buscando articulação da pós-graduação com as prioridades de Gurupi e região através de pesquisas multidisciplinares. Já o edital do processo seletivo de Mestrado em Ciências da Saúde será lançado ainda esse semestre, com inicio das aulas em janeiro de 2017.