UnirG conquista cooperação com Instituição do Reino Unido

08 de Agosto de 2016

O Centro Universitário UnirG foi contemplado com um workshop pela chamada do programa Researcher Connect, que visa a promoção de cursos de curta duração para desenvolvimento de habilidades em comunicação científica.

researcher connect

O programa Researcher Connect é uma oferta da instituição do Reino Unido, a organização internacional britânica British Council, com recursos do Newton Fund no Brasil e co-financiada pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A UnirG concorreu com instituições de 14 estados brasileiros e já definiu a data para o workshop em Gurupi, que será realizado no campus II, entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2017.

“Conforme as normas do British Council poderão participar no máximo 25 recém-doutores, com menos de dez anos da obtenção do título, e docentes que estão cursando doutorado”, afirmou a coordenadora do workshop, a professora da UnirG, Drª Marise Suzuki.

Seleção dos participantes

O edital para a seleção está previsto para ser publicado no início de dezembro e poderão concorrer docentes, com o perfil referido, de todas as instituições de ensino superior do Tocantins. O workshop será ministrado em inglês, por profissionais enviados pelo British Council e terá duração de três dias, com certificação de 24 horas.

A FAPT nos disponibilizará o recurso no valor de R$ 12.500,00 para as despesas como transporte, hospedagem e alimentação dos ministrantes, além de todo o custeio referente ao workshop”, disse Suzuki.

A coordenadora relata que, a pretensão é de que os pesquisadores sejam motivados a publicarem trabalhos científicos no contexto internacional, alavancando assim a pesquisa científica dentro da Instituição. “A UnirG por ser uma IES em crescente desenvolvimento na área científica tem a preocupação em atualizar seus profissionais referente à comunicação da língua inglesa, pois as publicações científicas de alta qualidade estão, em sua grande maioria, nesse referido idioma”, frisou Suzuki.

O Centro de Línguas do curso de Letras da UnirG, Nível de Formação de Professores da UnirG, coordenado pela professora Dra. Marcilene Araújo, irá realizar um curso preparatório de inglês para o workshop. As aulas estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira, 15. O docente com o perfil mencionado, poderá se inscrever no CAP I e II em uma das turmas, que serão realizadas nas segundas-feiras (noturno) e quartas-feiras (matutino), no campus II.

British Council - É uma organização sem fins lucrativos, que desde 1934, atua em mais de 100 países, com o propósito de promover relacionamentos mútuos entre o Reino Unido e as localidades, gerando benefícios nas áreas de artes, educação, esportes e língua inglesa.