Congresso Científico: 8° Festival Universitário da Canção será em setembro

20 de Julho de 2016

A oitava edição do Festival Universitário da Canção (FUC) será realizada nos dia 22 e 23 de setembro, em Gurupi. O evento faz parte da programação cultural do VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG. As inscrições estarão abertas a partir de 01 de agosto e seguem até 09 de setembro.

FUC 8 edição rediO Festival visa promover o intercâmbio cultural entre as Instituições de Ensino Superior do Tocantins por meio de seus valores artísticos; dar espaço a jovens talentos do meio musical; e incentivar a pesquisa lítero-musical de associados à região.

O 8º FUC aceitará obras compostas em qualquer gênero musical na língua nacional. As músicas precisam ser inéditas, ou que tenham sido apresentadas em outros festivais, mas que não tenham obtido premiação.

Os participantes devem estar vinculados como alunos de graduação em instituições de ensino com sede no estado do Tocantins. As composições podem ser de autoria de pessoas que não cursem o ensino superior, mas os intérpretes necessariamente têm de estar matriculados.

As inscrições poderão ser feitas via Correios encaminhadas para a coordenação do curso de Comunicação Social localizada na rua Deputado José de Assis, quadra 278, lotes 1 a 10, CEP 77.402-050; pelo site www.unirg.edu.br; ou diretamente na coordenação do curso no Bloco C do campus II, das 14h às 18h, em Gurupi (TO).

Serão avaliados os quesitos: letra, música e interpretação. Farão parte da comissão julgadora até cinco pessoas de reconhecida capacidade lítero-musical, convidadas pela Comissão Organizadora do evento. O festival oferece a cada composição classificada uma ajuda de custo de R$ 200.

“Cada concorrente pode inscrever quantas canções quiser, mas cada intérprete (cantor) poderá defender no palco apenas uma vez como cantor principal”, diz o organizador do evento, professor Paulo Albuquerque.

Na edição passada, o vencedor do FUC foi Éberson dos Santos, acadêmico do Instituto Federalvencedor FUC7 de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), com rap Gurupi pede Socorro. A composição abordou a problemática do consumo de álcool e drogas.

Para o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, além de promover conhecimento a ideia do Congresso é também a de promover eventos culturais. “O Fuc já virou tradição na UnirG e não podemos deixar de apoiar e investir na formação cultural dos estudantes. Essa interação entre acadêmicos de várias Instituições do Estado é enriquecedora e assim contribuímos com a formação ampliada da comunidade acadêmica de todo Tocantins”.

Para saber mais informações sobre o Festival confira aqui o regulamento.

Aos vencedores serão distribuídos os seguintes prêmios:

- 1º Lugar - R$ 1.500,00 e troféu

- 2º Lugar R$ 1.000,00 e troféu

- 3ºLugar R$ 500,00 mais troféu

- Música mais popular (escolhida pelo público) - Um troféu

- Melhor intérprete (escolhido (a) pela comissão) – Um troféu

Congresso Científico

LOGOMARCA VI Congresso Científico UnirGJá o VI Congresso Científico do Centro Universitário UnirG  abordará a temática Ciência, inovação e empreendedorismo: a pesquisa no desenvolvimento regional.  O evento tem como proposta refletir sobre o desenvolvimento regional e oferecer um momento para debates. O Congresso é um encontro científico-profissional que irá permitir o participante atualizar-se nos temas mais recentes de sua área de conhecimento.

(Foto: Éberson dos Santos/IFTO vencedor do 7º FUC  com Sávio Barbalho -  Ascom/UnirG)

(Créditos: Cláudio Frascari)