Acadêmico de Direito representou Tocantins no Parlamento Nacional da Juventude pela Água

14 de Julho de 2016

Bruno Soares, estudante do 6º período do curso de Direito do Centro Universitário UnirG, participou na última semana do Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), em Salvador (BA). O aluno é membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e foi representante do Tocantins no evento.

bruno 2O encontro abordou o tema “A gestão das águas acontece aqui”. Na oportunidade foi realizado o XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), com o objetivo de apresentar a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

Durante o Encob foram realizadas mesas de diálogos com abordagens diversas sobre a melhoria das condições das bacias hidrográficas,bruno 1 implantação de planos de saneamento e desperdício de água, além da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, investimentos no setor, dentre outros. Houve ainda, encontros setoriais entre sociedade civil, poder público, usuários de água, juventude e recursos hídricos, fóruns de comitês estaduais e interestaduais, entidades delegatárias e agências de água.

Bruno Soares participou também da caminhada pelas águas e pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil, concluída com um ato simbólico que teve o propósito em unir as águas das bacias de todo o País.

“O encontro foi bastante produtivo, proporcionando oportunidade de trocar experiências com pessoas de diversas regiões do País. É fundamental a participação da juventude nessas discussões que são tão importantes para as nossas vidas e para o meio ambiente, manifestando o interesse em fazer a gestão da água e lutar por sua preservação, principalmente nos locais de maior escassez”, disse o bruno 3estudante.

O evento

O Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA) é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) inspirado  no modelo Nacional do World Youth Parliament for Water para reunir para promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos, bem como promover o engajamento dos participantes no VIII Fórum Mundial da Água, que será realizado em 2018, em  Brasília.

(Foto/Arquivo pessoal)