UnirG e PM planejam levar curso de Agente da Polícia Comunitária aos bairros

08 de Junho de 2016

Na semana passada encerrou mais uma etapa do curso de Agente de Polícia Comunitária. Ao todo, cerca de 75 pessoas, entre alunos, agentes de vigilância da UnirG e comunidade gurupiense participaram das aulas.

PM ladyEm abril, professores e servidores do quadro técnico-administrativo da UnirG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) também participaram do curso de Promotor de Polícia Comunitária. Em torno de 45 pessoas se formaram.

A reitora, Lady Sakay, considera as formações um sucesso pela dedicação e engajamento de todos os participantes. Ressalta a importância de esclarecer a responsabilidade da Polícia Comunitária e o papel do cidadão para atuarem juntos em prol da segurança pública da cidade. “Essas pessoas poderão ser multiplicadoras, levando a informação que é muito importante na atual situação do quadro de insegurança no município”, disse.

Sakay disse também que a parceria não para por aqui. O próximo passo é dar continuidade ao projeto e apresentá-lo ao Poder Executivo para que as ações sejam desenvolvidas nas escolas do município, por meio da Secretaria de Educação.

“Pensamos em duas escolas localizadas nos setores Parque das Acácias e Engenheiro Waldirmajor flavio Lins, para iniciar as discussões sobre a Policia Comunitária. Vamos realizar uma visita local, com intuito de levantar por meio de uma pesquisa, dados que ajudam a identificar os principais problemas para amenizar a situação do setor”.

A reitora disse ainda que “a ideia é envolver todos que participaram da capacitação para disseminar o aprendizado para implantar ações de Policiamento Comunitário nos setores. Esse é o meio da UnirG estar presente colaborando para o bem da comunidade”, avaliou.

Para o Comandante do 4º BPM, Major Flávio Santos, os cursos superaram as expectativas, pois muitos não conhecem o potencial que tem. “A participação de cada um é muito importante para atingir outros segmentos da sociedade. Esse é um trabalho de médio e longo prazo, quanto mais pessoas participarem teremos uma comunidade mais informada e segura”, declarou o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho.

O trabalho de conscientização sobre a segurança de Gurupi deve ser mais abrangente, por isso a ideia de expandir o projeto mobilizando as escolas e associações de bairros sensibilizando as pessoas para continuarem a ação. “Policia e comunidade juntas obterão melhores resultados. Os agentes comunitários terão a visão diferenciada, pois a partir de agora eles vão propagar as medidas aprendidas para evitar  a violência, além deles serem disseminadores desse aprendizado”, acrescentou o comandante.

parceira UnirG e PM“Quanto mais presente nas comunidades, com ações das mais diversas naturezas que garantirão a segurança tanto da comunidade acadêmica, quanto de toda a sociedade, melhores resultados teremos. A UnirG já atua nos setores com diversos campos de estágios com a atendimentos de saúde, educação e ações sociais, e também iremos colaborar com atividades preventivas de segurança pública. Essa é a nossa responsabilidade enquanto instituição de ensino”, finalizou o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho.

As capacitações fazem parte da parceria firmada entre o Centro Universitário UnirG e o 4º Batalhão da Polícia Militar, em Gurupi.

(Fotos; Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG)