Liga Acadêmica de Ciências Criminas promove o I Colóquio Dinâmico

06 de Junho de 2016

Com o tema Ética do Advogado Criminalista e Postura do Advogado no Tribunal do Júri, a Liga Acadêmica de Estudos de Ciências Criminais (Laccrim), realizou na última sexta-feira, 03, o I Colóquio Dinâmico. Aproximadamente 60 alunos e professores do curso de Direito, além de profissionais convidados para o evento estiveram presentes. O Colóquio ocorreu no prédio da OAB, em Gurupi.

colóquio alunosAs palestras foram ministradas por Mauricio Kaemer,
do Tribunal de Ética da OAB; Marco Antônio Bezerra, Procurador do Estado e professor da Instituição; e Franciana Di Fátima, Defensora Pública.

Os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, questionando os presentes. A coordenadora do curso, Kádyan Gonzaga, presidiu e mediou as discussões.

Segundo a presidente da Laccrim, Hayla Coelho, a ideia do Colóquio é reunir pessoas gabaritas para conversar informalmente sobre o tema. “O objetivo do evento foi ainda promover conhecimento na área ética do profissional criminalista, valorizando a profissão do advogado”, relatou a aluna.

O professor Mauricio Kaemer ressaltou que essa é uma área complexa e delicada que envolve sentimento contrário da população porque o advogado preza pela defesa, às vezes, de uma pessoa que praticou um crime. “A sociedade condena o advogado que acaba sendo mal visto pela sociedade. É natural o profissional ser chamado de advogado de bandido ou de porta de cadeia”, explicou.

Kaemer acrescentou ainda que a conduta do advogado na defesa é a de sempre se colocar nocoloquio palestrantes lugar do réu, para entender um pouco mais o motivo que o levou a circunstância. O advogado criminal tem uma função essencial até em casos que a pessoa não é bandida, mas que infringiu a lei. “A ética se resume em: não interessa quem pratica a conduta, o que prevalece é que a lei seja obedecida em defesa da pessoa mantendo a idoneidade e o respeito da legalidade, assim, o profissional terá êxito na profissão”.

Para a estudante do 2º período do curso, Juliana Soares, o momento serviu para esclarecer suas dúvidas. “Como acadêmica minha noção ainda é pequena. Foi muito bom ouvir relatos de profissionais experientes que atuam diariamente nessa área criminalista, isso me ajudou entender melhor sobre o assunto. A criminalidade vem aumentando no país é importante aprendermos a lidar com essa situação”, completou.

O Colóquio contou com o apoio do Centro Universitário e Fundação UnirG, além da parceria com a coordenação do curso de Direito.

(Fotos: Ascom/UnirG)