Revista Cereus publica sua primeira edição de 2016

01 de Junho de 2016

Está disponível para consulta o primeiro número deste ano, – volume oito,  da Revista Cereus,  no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG (Propesq). A edição atual conta com 11 artigos científicos de diferentes temáticas.

revista cereus v.8.n1Segundo a editora geral, Érica Eugênio Gontijo, o destaque para essa edição é o artigo Indução da síndrome metabólica em ratos pelo tratamento agudo e crônico de dexametasona. “O estudo trata que o uso da substância, em curto ou em longo prazo, desencadeia alterações metabólicas profundas, contemplando os critérios da síndrome metabólica como resistência à insulina, dislipidemia, obesidade centrípeta e hipertensão arterial”, disse.

A professora acrescentou ainda que “os glicocorticoides constituem uma das classes farmacológicas mais utilizadas para o tratamento de distintas afecções e atuam como imunossupressores e anti-inflamatórios. Apesar dos benefícios, o uso inadvertido pode acarretar alterações em variáveis fisiológicas que constituem a síndrome metabólica”.

A primeira edição da revista foi publicada em 2009. A publicação destina-se à divulgação de trabalhos científicos relacionados à área de humanas, classificadas pela Capes como Ciências Exatas e da Terra, Saúde Coletiva (Epidemiologia, Saúde Pública, Medicina Preventiva) Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, mas abre espaço para submissões de outras áreas desde que os respectivos conteúdos guardem correspondência com o projeto da Cereus.

Para ler a publicação acesse o Portal www.propesq.unirg.edu.br.