Começam as aulas do curso de Agente de Polícia Comunitária

31 de Maio de 2016

Foi realizada na noite de ontem, 30, a abertura das atividades da primeira turma do curso de Agente de Polícia Comunitária, no auditório do Centro Administrativo da UnirG. Cerca de 60 inscritos, entre estudantes e vigilantes da UnirG, participam da formação que termina hoje, 31.

94fe4aa2-2be9-4197-a295-d1e90ce99807A solenidade teve início com a apresentação da banda do 4º Batalhão de Polícia Militar. De acordo com o comandante do 4º BPM, Major Flávio Santos, é importante que toda a sociedade trabalhe em prol da prevenção do crime. “É fundamental que os delitos não aconteçam, que sejam evitados. Nós estamos à disposição da UnirG para trabalharmos de forma conjunta nesse sentido. Queremos que Gurupi seja uma cidade agradável para viver, onde possamos andar com tranquilidade pelas ruas”, disse.

De acordo com a Reitora da Instituição, Drª Lady Sakay, tanto o curso de Promotor de Polícia Comunitária, que já encerrou suas atividades, quanto a formação de Agentes de Polícia Comunitária, ampliam a visão de todos a respeito da segurança pública.

4305d759-fc66-48f7-9d4d-43cc7a504154“Os participantes passam a ter uma percepção mais clara e uma postura proativa. Ainda que não façam parte diretamente da Polícia Militar, todos podem ser multiplicadores do conceito de Polícia Comunitária e podem atuar nos espaços da Instituição e também em suas comunidades. A ideia é que tenhamos uma rede de pessoas em toda a cidade, engajadas em ações que visem a melhoria da segurança”, frisou Sakay.

Os cursos são resultados de uma parceria entre a Reitoria do Centro Universitário UnirG e o 4º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o Capitão Nascimento, membro da Assessoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, a iniciativa da UnirG deve ser adotada por outras instituições. “A promoção das capacitações mostra que a UnirG está atenta às necessidades dos alunos, professores e servidores, ao enxergar a segurança pública de forma mais abrangente. A qualificação de pessoas que possam atuar na prevenção de crimes é um exemplo a ser estendido para outras organizações”.

Entre os temas que estão sendo abordados no curso de Agente de Polícia Comunitária estão a 083cb444-7b18-472f-93f0-40f1adac0536origem e o conceito de Polícia Comunitária, os canais de comunicação e a formação de redes comunitárias.

No mês de maio foi concluído o curso Promotor de Polícia Comunitária, com servidores do quadro técnico-administrativo e professores da UnirG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Todas as aulas foram ministradas por uma equipe da Polícia Militar de Palmas (TO).