Análise do Comportamento foi tema de Aula Magna na UnirG

30 de Maio de 2016

Cerca de 100 pessoas participaram na última sexta-feira, 27, da Aula Magna da segunda turma da Pós-graduação Psicologia Clínica – Avaliação e Intervenção. A aula foi realizada no campus I e também contou com a participação de profissionais e estudantes de graduação.

20160527 203616 - Cópia“O papel do analista do comportamento na prevenção de psicopatologias”, foi o tema abordado pela doutora em Psicologia, Gina Noleto Bueno, professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Na abertura do evento, o coordenador do curso de Pós-graduação, Me. Iran Johnathan Silva Oliveira, agradeceu o público presente e destacou a importância dos estudos desenvolvidos pela professora Gina Noleto no campo da análise do comportamento. “Há cerca de um ano estamos programando a vinda da professora Gina e pessoas de outras cidades, como Palmas, gostariam que esse evento fosse estendido a outras localidades para que também tivessem a oportunidade de participar. É uma oportunidade ímpar para todos nós”.

20160527 203747Durante a aula, a Drª Gina destacou o trabalho do profissional da área da Psicologia na avaliação comportamental visando a relação do indivíduo com o seu ambiente social. “É importante conhecer como os comportamentos são aprendidos, suas consequências e como esses comportamentos são mantidos. O cientista deve pesquisar e explicar esses comportamentos por mais complexa que seja a história da aprendizagem deles, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas que procuram atendimento”.

A professora também falou da sua experiência com intervenções em comportamentos complexos, como a esquizofrenia. Juntamente com a Drª Ilma Goulart de Souza Britto, Bueno publicou a obra “A Esquizofrenia de Acordo com a Abordagem Comportamental”, pela Juruá Editora.

Para a estudante do 8º período de Psicologia, Daniela Rodrigues, a Aula Magna gerou grande aprendizado. “Já me identifico com essa área da Psicologia, mas ainda não havia estudado a abordagem comportamental no tratamento das psicopatologias. As experiências trazidas pela Drª Gina me instigaram a buscar estudar mais esse assunto”, relatou.

No sábado, 28 e no domingo, 29, a Drº Gina ministrou o primeiro módulo da segunda turma da Pós-graduação Psicologia Clínica – Avaliação e Intervenção, com o tema “Psicopatologia e análise do Comportamento”.