Gurupi terá Universidade da Maturidade

25 de Maio de 2016

Na manhã de hoje, 25, foi realizada a solenidade de lançamento da abertura do edital da Universidade da Maturidade de Gurupi (UMG). Com a proposta para promover a saúde e a qualidade de vida na terceira idade, a ideia surgiu da parceria entre a Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Secretaria do Idoso, e o Centro Universitário UnirG.  O evento ocorreu no Centro de Treinamento Diamante Puro.

lady UMGEntre os presentes estiveram representando o prefeito Laurez Moreira, o chefe de gabinete, Dida Moreira, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, o pró-reitor de graduação e extensão, Drº Marcos Gontijo, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Márllos de Melo, a secretária municipal do idoso, Regiane Cruz, a promotora da infância, juventude, educação e idoso, Jussara Barreira, além de professores, alunos e autoridades local.

De acordo com a reitora, a UMG irá centralizar o foco no envelhecimento saudável, valorizando o idoso e contribuindo para a inserção social e elevação da qualidade de vida. “Serão desenvolvidas ações de caráter educacional, cultural, lazer, direito, psicológico, comunicação, abrangendo todas as áreas de atuação dos cursos da UnirG”, relatou Sakay.

Serão ofertadas inicialmente 80 vagas, as ações serão realizadas no campus II e no Centro deabertura UMG Vida Saudável. O critério de inscrição será por ordem de inscritos, idade a partir de 60 anos,  sem exigências de escolaridade. As aulas ocorreram todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, em formato modular  e semestral.

Os cursos da UnirG vão elaborar os projetos e desenvolver as atividades. Entre as ações terão dança, hidroginástica, direito do idoso, comunicação e oficinas. “Nosso objetivo é também oferecer mais um campo de atuação aos nossos alunos, por meio de estágio, pesquisa e extensão, que também vão atender essa faixa etária”, acrescentou Sakay.

Segundo a coordenadora do projeto, Celma Milhomem Jardim, esta é uma ação importante para a UnirG, pois os alunos precisam aprender e conhecer mais os idosos. “Será uma excelente troca de experiências. Precisamos nos unir para conseguirmos atender com qualidade esse público, valorizando essa convivência para que nossos jovens também possam aprender com eles”, avaliou Jardim.

Conforme Dida Moreira, a UMG é a realização de um sonho do chefe do executivo. “Ao longo de sua trajetória o prefeito Laurez Moreira sempre dedicou sua carreira a essa classe. Sempre buscou apoio federal, quando ainda era deputado, e o fim da parceria com a UFT o deixou entristecido. Essa nova parceria com a UnirG dará continuidade a  realização de um grande sonho”, completou.

celma UMGNa oportunidade foi servido aos presentes o café da manhã e realizada uma atividade de dança.  O almoço também faz parte da programação do evento.

Os alunos de Medicina, da Liga acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAG), fizeram aferição de pressão aos idosos. “Essa parceria nos dará a oportunidade de estreitar as relações e trabalhar a pesquisa e a extensão em saúde, em mais essa especialidade”, disse o estudante Cláudio Vinícius de Oliveira.

Para dona Maria Donato, 60 anos, essa será a retomada das atividades que foram interrompidas quando participou de projeto com a UFT. “Minha expectativa é de que essa universidade seja permanente. Sempre participei desse tipo de atividade. As ações me tiram do sedentarismo e a convivência com outras pessoas é muito gratificante, pois vejo resultados positivos na melhora da minha saúde.” ressaltou.

O edital será publicado na próxima semana, com abertura das inscrições a partir do dia 06 deLogo UMG 1 junho. As aulas estão previstas para iniciar a partir de agosto.

A UMG terá o compromisso social em desenvolver políticas de atendimento e atenção à vida adulta e ao envelhecimento humano, além de criar espaços de convivência e de troca de saberes intergeracionais à comunidade acadêmica e à sociedade.

atendimento UMG Ligaidosos UMGdança UMG

(Fotos: Luis Guilherme Brito – Ascom/UnirG)