Primeiro módulo da pós-graduação em Terapia Intensiva destaca Infectologia

24 de Maio de 2016

No último fim de semana começaram as aulas da terceira turma do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Terapia Intensiva da UnirG. O primeiro módulo foi ministrado pelo professor de Goiânia-GO, o doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública (Parasitologia), Walmirton Bezerra D’Alessandro. Ele abordou a Infectologia em Terapia Intensiva.

“Na aula destacamos o papel dos agentes infeciosos, especialmente bactérias, como provedores de enfermidades, que muitas das vezes se não utilizado um medicamento adequado pode desenvolver resistência”, disse o professor.

Dr. Walmirton relatou que um dos aspectos debatidos foi a ventilação mecânica, demonstrando que as técnicas e os aparelhos são cada vez mais sofisticados.  “A área requer profissionais altamente capacitados para agir rapidamente, de forma humanista e com alto conhecimento nas tecnologias mais avançadas”, afirmou.

Eliab Vieira, aluno do curso e graduando em Fisioterapia pela UnirG, mencionou que a Terapia Intensiva tem grande abrangência e empregabilidade. “Todo cuidado é pouco em relação à infectologia. Até mesmo no simples ato de saber lavar as mãos corretamente para que o profissional e o paciente não sejam contaminados”, disse o aluno.

De acordo com o professor, o processo de formação do profissional da área da saúde, deve estar inserido no tripé ensino-pesquisa-extensão. “É necessária uma boa formação acadêmica, aprimoração e reciclagem de assuntos pertinentes a diferentes áreas de atuação”.

No dia 28 de abril o curso promoveu uma reunião científica, antecipando as atividades. Na ocasião, professores da Instituição apresentaram palestra e mesa-redonda sobre “Manejo de pacientes com sepse” e Cuidados intensivos em pacientes sob ventilação mecânica”.

A coordenadora do curso, Ma. Janne Marques, falou sobre a consolidação do curso e as aulas práticas que enriquecerão a formação dos estudantes. “Para essa turma foram inseridos novos módulos, como o de Ressuscitação Cardiopulmonar. Antes também havia dois módulos de Ventilação Mecânica com 30 horas cada, e agora fizemos a junção para um módulo com 60 horas contendo uma parte teórica e outra prática”.

Currículo do professor

Walmirton Bezerra D’Alessandro é graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás, mestre e doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública (Parasitologia), pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). Tem experiência na área de Parasitologia, Artrópodes Parasitos e ou Vetores, Banco de Sangue, Imunohematologia, Doenças Tropicais e Infecciosas, Epidemiologia, Diagnóstico Laboratorial e Bioestatística.