II Semana da Engenharia Civil termina com concurso de ponte de espaguete

23 de Maio de 2016

A II Semana da Engenharia Civil da UnirG terminou na sexta-feira, 20, com animação de estudantes do curso da UnirG.  Com torcida organizada, 10 equipes disputaram o concurso do II Desafio da Ponte de macarrão. O evento ocorreu no auditório do campus I da Instituição.

DSC 0345O desafio propôs aos participantes que construíssem uma ponte com espaguete e cola capaz de vencer um vão livre de 1m, com peso próprio de no máximo 900g. Os jurados avaliaram a estética, acabamento, material utilizado, e capacidade para aguentar no mínimo 5 kg. Cada equipe era formada por três a seis integrantes.

De acordo com a presidente da Liga Acadêmica de Engenharia Sustentável e Inovação (Laesi), Íris Genuíno, o trabalho proporcionou ao aluno, mesmo ainda no início de sua formação, “conhecer a prática dos cálculos e análise estrutural  para a construção de uma ponte real. Além da capacidade de em um futuro profissional trabalhar em equipe”, falou.

Segundo o estudante do 2º período, Rafael Bispo, o concurso o ensinou como usar os cálculos e vigas. “Mesmo parecendo uma brincadeira temos que saber empregar regras, dosar a quantidade de material para que a carga suporte o peso. A dificuldade foi grande, mas a experiência e o aprendizado foram ainda maiores”, declarou o acadêmico da equipe Araldite.

DSC 0367
Os vencedores receberam troféus, medalhas, além da premiação em dinheiro. Em primeiro lugar a equipe Zeta recebeu R$ 500 pela ponte que tolerou mais de 45 kg; em segundo, a turma Araldite ganhou R$ 300 pela ponte que suportou mais de 25 kg  e o terceiro colocado o grupo Ferrari Metálica levou R$ 100 pela construção da ponte que aguentou mais de 15kg.

Encerramento

A II Semana da Engenharia Civil iniciou em 15 de maio com o 1° Circuito de Corrida de Rua Universitária de Engenharia Civil e seguiu até o último dia 20. O evento teve como objetivo complementar a formação curricular dos estudantes com palestras, minicursos, desafios e proporcionar maior integração entre alunos, professores e comunidade em geral.

DSC 0392“A Semana foi muito proveitosa, pois trouxe a experiência de profissionais, não somente do meio acadêmico, como empresários da área. Agregou a integração de outros cursos também, como Jornalismo, Medicina, Educação Física e Fisioterapia e firmamos parcerias importantes que resultaram no sucesso do evento. Esse foi o primeiro evento realizado pelos alunos que nos trouxe uma experiência muito proveitosa para nossa formação”, disse Íris Genuíno.

A Semana teve palestrantes do Espirito Santo, Distrito Federal, São Paulo e Palmas.  “A escolha do tema sobre sustentabilidade, acessibilidade e inovação foi importante e enriquecedora para a formação do atual profissional que deve pensar nesses quesitos na execução de uma obra. A integração entre os alunos empenhados em participar também foi ótima. Essa é a oportunidade deles trocarem contatos e adquirirem experiências com profissionais que são destaque no mercado de trabalho”, disse a coordenadora do curso, Ângela Mendes.

A reitora, Drª Lady Sakay, destacou que a iniciativa dos acadêmicos para a realização de eventos sempre irá fortalecer o processo de organização e formação deles. “A experiência proporciona trabalhar disciplinas curriculares que os alunos não teriam em sala de aula, com certeza esse é um grande passo para serem empreendedores. Eles trouxeram profissionais no exercício da profissão, valorizaram palestrantes locais, sem perder a interface nacional”.

A Semana foi promovida pelo curso de Engenharia Civil e organizada pela Liga Acadêmica de Engenharia Sustentável e Inovação (LAESI), com apoio da Fundação e Centro Universitário UnirG, parcerias do Centro Acadêmico (CAECAN), Atlética Muralha, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/TO), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/TO), Sesi/Senai e Sebrae.