“Feirão do Imposto” alerta acadêmicos sobre carga tributária

23 de Maio de 2016

Com intuito de conscientizar a população acadêmica sobre os tributos pagos nos produtos de consumo, na última sexta-feira, 20, foi realizada a 6ª Mostra da Feira de Impostos dos alunos de Ciências Contábeis da UnirG. O evento ocorreu no campus I da Instituição.

1DSC 0267Com o tema Exigir e fiscalizar é direito e dever de todo cidadão, cerca de 120 alunos dos 5º e 6º períodos montaram stands expondo produtos que vão desde alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, papelaria, roupas, calçados, até máquinas, equipamentos agrícolas e veículo.

De acordo com o coordenador de estágio do curso, Victor de Oliveira, o cidadão esclarecido é um cidadão consciente. “A população sabe que paga imposto, mas não sabe a quantia inserida em cada produto que consome. É necessário que a comunidade tenha conhecimento para cobrar de seus governantes”, disse o professor.

Somente em 2015, o impostômetro (medidor de impostos) registrou a arrecadação de mais de R$ 2 trilhões. Em 2005 o cidadão trabalhava apenas dois meses para pagar impostos e atualmente são necessários cinco meses do ano.

1DSC 0281“A população ainda é muito tímida quando é convidada a participar do plano diretor da cidade, deixando de fiscalizar. Ela não acompanha os portais da transparência para saber como é utilizado o dinheiro da carga tributária paga. Quanto mais politizada e esclarecida, mais consciente a população se torna”, acrescentou Oliveira.

O estudante do 5º período, Humberto Rezende, também ressalta que “a sociedade não está cobrando seus direitos como deveria. Falta educação, falta segurança, falta saúde e o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, são 36% do PIB pagos apenas em tributos”, revelou.

1DSC 0274Os produtos expostos destacavam os valores com e sem impostos. Os valores dos impostos inseridos sobre os produtos exibidos variavam entre 23 a 300%.

Em sua sexta edição, a Mostra também apresentou, em tempo real, o impostômetro registrando online a arrecadação do país em cinco meses, chegando em torno de R$ 790 bilhões em encargos.

“O aluno de Contábeis está mais participativo, empolgado e por evidências teóricas, na prática, melhora a estima e o conhecimento. A curiosidade das pessoas é intensa ao passar pela Feira, isso ajuda nessa conscientização e na compreensão do processo tributário”, finalizou Victor Oliveira.

Os estudantes realizaram a Mostra juntamente com o Feirão do Imposto, uma ação realizada em todo o país como forma de conscientizar os consumidores a terem um olhar com mais atenção para os impostos pagos e também cobrar do poder público esse retorno. Esse ano, o ato ocorreu no dia 21 de maio, cujo tema da campanha foi “Bumerangue do imposto o único que vai e não volta”.