Desafio de construir ponte de macarrão encerra a II Semana da Engenharia Civil

20 de Maio de 2016

Na noite de hoje, 20, às 19h30, será realizada a apresentação do concurso II Desafio da Ponte de macarrão, da II Semana da Engenharia Civil da UnirG – Sustentabilidade, Acessibilidade e Inovação. Os  grupos de acadêmicos do curso terão que construir uma ponte de espaguete e cola. O concurso será no campus I da Instituição.

ponte macarrão1A equipe deverá obedecer às normas e regulamentos da competição. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1m, com peso próprio de no máximo 900g. Uma equipe de jurados avaliará os trabalhos, de acordo com a estética, acabamento, material utilizado, e capacidade para aguentar no mínimo 5 kg.

De acordo com a presidente da Liga Acadêmica de Engenharia Sustentável e Inovação (Laesi), Íris Genuíno, “o desafio dos alunos é demonstrar passo-a-passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão, bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada”, disse.

Se após 10 segundos de aplicado a carga, a ponte não apresentar danos estruturais, seráponte macarrão 6 considerado que a treliça passou no teste de carga mínima, e ela estará habilitada para participar do teste da carga de colapso.

Os vencedores receberão troféus, medalhas, além da premiação para o primeiro lugar de R$ 500, segundo R$ 300 e para o terceiro colocado a quantia de R$ 100.

Durante toda a manhã estão sendo ministradas as palestras sobre “Conceitos Básicos em Drenagem Urbana, por José Orlando Bezerra Lima Júnior é graduado em Engenharia Civil pelo Ceulp/Ulbra, e Saneamento Básico em Gurupi – Apresentação de Casos de Eficiência e Inovação”, por André Alexandre Coelho é Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal do Tocantins.

Outras informações acesse o site https://www.doity.com.br/2semanadeengenhariacivilunirg/

troféus engenharia