Realizada a 1ª Mostra de Psicologia e Cinema na UnirG

19 de Maio de 2016

A comunidade acadêmica participou ontem da 1ª Mostra de Psicologia e Cinema: Saúde não se vende, loucura não se prende, no campus II da UnirG. O evento foi realizado em comemoração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio.

20160518 213605“O evento surgiu nas discussões em sala de aula acerca do quanto nos beneficiamos da sétima arte na Psicologia, rendendo estudos de caso e servindo como instrumento auxiliar no ensino do acadêmico de psicologia que ainda não passou pela prática dos estágios. O cinema aliado à Psicologia vem sendo algumas vezes empregado nos atendimentos tanto em grupo quanto individual, o que reforça que os seus benefícios se estendem para além do lazer”, frisou a professora Ellen Fernanda Klinger, uma das organizadoras do evento.

A estudante do 4º período, Diana Tavares, fez um estudo do filme O Solista. “Sempre gostei muito de assistir filmes. Estudar a Psicologia por meio do cinema é importante para auxiliar na compreensão das psicolpatologias, pois aproxima-se dos casos reais”.

20160518 202451

Cerca de 20 estudantes participam da organização da Mostra, juntamente com os professores Vinicius Lopes Marinho, Ellen Fernanda Klinger e Vânia Caixeta. Também foi exibido um curta-metragem produzido por acadêmicos do 9º período de Psicologia, além das dinâmicas de grupo que foram realizadas com os participantes.

Na ocasião foram expostos banners com o estudo de filmes que abordam temas relacionados à saúde mental e psicopatologias. São eles:

1.Para sempre Alice

2.A enfermeira Betty