Enfermagem comemora data para valorização da profissão

18 de Maio de 2016

Na noite de ontem, 17, acadêmicos e professores do curso de Enfermagem do Centro Universitário UnirG, acompanhados por profissionais e autoridades, participaram de solenidade da 9ª Semana de Enfermagem da Instituição. Nesta terça-feira foi comemorado o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem.

enf e1O evento foi realizado no Palaciu’s Real e a composição da mesa diretora foi formada pela reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o pró-reitor de graduação e extensão, Marcos Gontijo a coordenadora do curso, Nicoly Aguiar, a coordenadora de estágio, Mirelly da Silva Ribeiro, a presidente da Associação Brasileiraenf ee1 de Enfermagem, seção do Tocantins (ABEn-TO), Joseane Araújo Franco e a diretora de Enfermagem do Hospital Regional de Gurupi, Leandra Cristine Barros.

Após a abertura do evento com o Hino Nacional, tocado pela Banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, Lady Sakay falou aos participantes. “O curso de Enfermagem é fundamental para o avanço da pesquisa e extensão na Instituição. Os profissionais são engajados nas políticas públicas em ações não apenas em Gurupi, como nas cidades vizinhas”, disse a reitora.

Sávio Barbalho destacou a atuação do profissional no mercado de trabalho. “No dia a dia, o enfermeiro é quem está mais presente nos cuidados aos pacientes. Atua com toda competência e merece valorização e reconhecimento”, afirmou o presidente.

Marcos Gontijo relatou que a primeira turma ao qual ministrou aulas na UnirG, foi para Enfermagem. “Tenho orgulho em conhecer a maioria dos estudantes do curso e esse evento enf e4vai acrescentar muito para a atuação profissional de cada um deles”, disse o pró-reitor.enf e5

Joseane Araújo leu um documento emitido pela ABEn, que se posiciona em defesa da democracia diante do atual cenário político brasileiro e, em seguida ministrou a palestra ABEn 90 anos e a construção Histórica e Política da Enfermagem. “A ABEn é marcada por uma série de lutas. Esse é um momento que nos faz refletir a Enfermagem como maior força de trabalho no campo da Saúde”, disse ela.

“Esse é um momento especial para refletirmos sobre a construção histórica da Enfermagem. A união e a articulação da classe são fundamentais para o reconhecimento que buscamos”, frisou a coordenadora Nicoly Aguiar.

Logo após, a diretora de Enfermagem do Hospital Regional de Gurupi, Leandra Cristine Barros falou sobre Humanização da Assistência.

enf. e3enf e7Durante o evento houve exposição da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e do Banco de Leite Humano. Os estudantes da disciplina de Doenças Transmissíveis, orientados pela professora Marília Pantoja, também fizeram exposição sobre dengue, zika e chikungunya.

“A Semana foi importante pelo aprendizado adquirido. As oficinas e palestras abrangeram diversas temáticas, com metodologia bem explicativa”, disse a aluna do 10º período, Amanda Oliveira.

O evento ocorreu paralelamente com a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem, a 18ª Semana Tocantinense de Enfermagem e a I Semana Integrada de Enfermagem. A organização foi da coordenação de Enfermagem, com apoio da Fundação e Centro Universitário UnirG, Hospital Regional de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde e Palaciu’s Real.

enf coordenadoraenf. e2enf publico

Fotos: (Thiago Oliveira)