Começam atividades da 9ª Semana de Enfermagem da UnirG

16 de Maio de 2016

Na tarde de hoje, 16, cerca de dez temas foram abordados em palestras sobre Saúde, no campus II. As atividades fazem parte da programação da 9ª Semana de Enfermagem da UnirG que será realizada até amanhã, 17.

palestra enfermagemCerca de 350 pessoas entre estudantes e profissionais participam das palestras. Parto Humanizado, Avaliação do Paciente Crítico, Imunização, Biossegurança, Classificação de Risco e Primeiros Socorros são algumas das temáticas discutidas.

“Os temas foram escolhidos pela comissão de representantes de turmas, que conhecem a real necessidade para a prática e para a construção do perfil do enfermeiro”, disse a coordenadora do curso de Enfermagem, Nicoly Aguiar.

palestra 2Uma das salas mais procuradas foi a que destacou o Parto Humanizado, ministrada pela enfermeira Keyllianne Neia. “Humanizar o parto é dar liberdade às escolhas da mulher, prestar atendimento com foco em suas necessidades”, disse a enfermeira.

Conforme Neia, “A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou que em apenas 15% dos partos no Brasil têm necessidade de ser por cesariana, mas que o número chega a 55%. Hospitais em várias capitais brasileiras já aderiram ao parto humanizado, diminuindo o índice de internação de bebês na UTI neonatal”, frisou a enfermeira.

Durante as palestras, uma equipe da Hemorrede do Tocantins esteve no campus II, realizando o cadastro para doação de medula óssea.enfermagem medula

Abertura Oficial

A abertura oficial do evento será no amanhã, às 19h, no Palaciu’s Real. Logo em seguida, às 19h30, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção do Tocantins (ABEn-TO), Joseane Araújo Franco, ministrará a palestra com o tema do evento.

Já às 20h, a diretora de Enfermagem do Hospital Regional de Gurupi, Leandra Cristine Barros falará sobre Humanização da Assistência.

Esta edição aborda o tema “ABEn 90 anos e a construção Histórica e Política da Enfermagem . O evento ocorre paralelamente com a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem, a 18ª Semana Tocantinense de Enfermagem e a I Semana Integrada de Enfermagem. A organização é da coordenação de Enfermagem, com apoio da Fundação e Centro Universitário UnirG, Hospital Regional de Gurupi, Secretaria Municipal de Saúde e Palaciu’s Real.

Confira a programação completa, clicando aqui.