Professora da UnirG tem artigo aprovado em Conferência Internacional

13 de Maio de 2016

Com o estudo sobre "O pensamento complexo na escola" a professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG, Me. Edna Maria Cruz Pinho teve um artigo aprovado na Conferência Internacional  -  Saberes para uma Cidadania Planetária. O evento ocorrerá entre os dias 23 e 27 de maio, em Fortaleza (CE).

edna pinhoDe acordo com a professora, o objetivo da pesquisa é situar a escola no contexto da crise de paradigmas, evidenciando a emergência de um novo paradigma e suas contribuições para a ruptura com modelo cartesiano de ensino, a partir do estimulo ao pensamento complexo.

O modelo cartesiano é marcado por regras muito rígidas, descontextualizado da realidade e da vida do aluno, normalmente fragmentado porque as disciplinas não conversam entre si. Sendo assim, cada professor trabalha o seu conteúdo e desenvolve as suas atividades isoladas das outras áreas de conhecimento”, avaliou Edna Pinho.

A análise relata a forma de educação no país, que se desenvolveu a partir da superespecialização do saber, tornando-o cada vez mais restrito e sem perspectiva de diálogo com outras formas de conhecimento. Além disso, não tem vínculo com os problemas reais da vida das pessoas, do cotidiano de alunos e professores e pouca compreensão da realidade.

“Falar de ensino complexo pressupõe considerar que a aprendizagem dos sujeitos precisa levar em consideração as suas características, suas diferentes formas de aprender, problematizar o conhecimento, interagir  escola, realidade e cotidiano de modo que o ensino proposto tenha sentido para os sujeitos envolvidos. Que a escola seja um espaço de construção coletiva, de interação de diferentes percepções e desenvolva a capacidade de pensar e articular respostas”, finalizou.

O trabalho será apresentado pela professora na forma de comunicação oral.

Sobre o evento

A Conferência será promovida pela  Universidade Estadual do Ceará, associada à Universidade Católica de Brasília e à Unesco. O Presidente de Honra será o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pela Professora. Dra. Maria Cândida Moraes.

Estão confirmados mais de 40 conferencistas internacionais e nacionais, dialogando sobre quatro eixos transversais que tratam de Cidadania planetária, Saberes Docentes,  Matriz Curricular e Espaços de Diálogo. (*)

(Com informações do site http://www.uece.br/eventos/spcp/)*