Curso forma promotores de Polícia Comunitária em Gurupi

09 de Maio de 2016

No fim de semana, 06 e 07, foram realizados os últimos módulos do curso Promotor de Polícia Comunitária, ministrado por meio de uma parceria entre a Reitoria do Centro Universitário UnirG e o 4º Batalhão da Polícia Militar. Participaram servidores do quadro técnico-administrativo e professores da UnirG, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

PM1O curso foi iniciado no dia 29 de abril, como uma das ações previstas para introduzir e fortalecer a participação da comunidade acadêmica nas questões de Segurança Pública.

As atividades ocorreram no 4º Batalhão da Polícia Militar, por uma equipe da PM de Palmas. Os módulos abordaram temas como: Policia Comunitária e Sociedade; Gestão pela qualidade na Segurança; Direitos Humanos; Mediação e Demais meiospm2 de Resolução Pacífica de Conflitos e Policia Comunitária; Mobilização Social e Estruturação dos Conselhos Comunitários, além de trocas de experiências.

O assessor de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins, coronel Henrique de Souza Lima Júnior, foi o instrutor da disciplina Mobilização Comunitária. “O objetivo do módulo foi de promover a mobilização comunitária no sentido de melhorar a atuação de forças de segurança no combate à criminalidade, dentro da perspectiva preventiva”, afirmou o coronel.

Para o agente de vigilância da UnirG, Gerônimo Ferreira de Abreu, as instruções adquiridas no curso irão auxiliar na profissão. “Na vigilância trabalhamos de frente com os problemas e, como promotores de Segurança Pública teremos mais facilidade na forma de agir e estaremos mais preparados para lidar com a sociedade de forma em geral”, disse o servidor.

pm 1.1Próximos cursos

Nos próximos dias 20 e 21, será o curso de Agente de Polícia Comunitária para os acadêmicos da UnirG, no 4º BPM. Cerca depm 1.2 60 alunos participarão da ação.

Já nos dias 30 e 31 de maio, será a segunda turma de Agente de Polícia Comunitária, no auditório do Centro Administrativo da Instituição. Além dos estudantes, também deverão participar do curso os servidores que compõem o quadro de vigilantes da Instituição. As inscrições são gratuitas, estão abertas pela Plataforma IOW (link eventos) e as vagas são limitadas.

As aulas serão realizadas nos dias 30 de maio, 19h às 23h e no dia 31 de maio das 08h às 12h e das 14h às 18h, com carga-horária total de 12h.